Confederação Brasileira de Golfe

Rocha sobe 278 posições no ranking mundial após vitória no Aberto do Brasil

28 de setembro de 2015

A vitória de Alexandre Rocha no Aberto do Brasil apresentado por Credit Suisse Hedging-Griffo, finalizado no Itanhangá Golf Club, no Rio de Janeiro (RJ), neste domingo, fez o golfista paulista subir 278 posições no ranking mundial. Rocha agora ocupa a 564ª colocação da lista, que serve de critério para a definição das vagas para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Serão classificados dois representantes por país até que as 60 vagas para a disputa masculina sejam completadas. Se os Jogos fossem hoje, o paulista Lucas Lee (310º), que acaba de se classificar para a próxima temporada do PGA Tour americano, e o gaúcho Adilson da Silva (361º), que disputa os circuitos asiático e sul-africano, estariam classificados por méritos próprios, sem precisar usar a vaga garantida para o país sede.

Depois de se recuperar de uma lesão no pescoço ocorrida no final do ano passado, Rocha está em excelente fase. Antes da vitória no Rio de Janeiro, ele havia sido vice-campeão do Dominican Republic Open, na República Dominicana, em junho, e 9º colocado no Colombia Open, na Colômbia, em março.

Com esses três top 10, ele subiu para a 3ª colocação do ranking do PGA Tour Latinoamérica, que classifica os cinco primeiros colocados para o Web.com Tour, o circuito de acesso ao PGA Tour.

“Minha meta é chegar ao Web.com Tour e, depois, retornar ao PGA Tour”, diz ele, que já disputou o PGA Tour em 2011 e 2012, onde entrou para a história ao se tornar o primeiro brasileiro a ser vice-campeão de um evento da elite do golfe mundial, em agosto de 2012, no Reno-Tahoe Open, e ser o primeiro golfista nacional a disputar as finais do US Open, um ano antes. “Disputar as Olimpíada sempre foi uma meta”, completa.

Em uma das finais mais emocionantes do golfe sul-americano dos últimos anos, Rocha foi campeão após derrotar dois americano num playoff de sete buracos. O jogo foi finalizado quando já estava praticamente escuro no Itanhangá Golf Club.

“A sensação foi de alívio e euforia total. Tirei um peso enorme nas costas. Me sinto realizado e com muita honra de manter o título do Aberto do Brasil no País”, disse. “Foi difícil manter a concentração nos 18 buracos regulares e depois nos sete buracos extras, ainda mais no escuro”, completa. “Me sinto muito bem para disputar o restante da temporada”, conta.

Adilson da Silva, que também está na disputa pela vaga olímpica, disputou o torneio e ficou a uma tacada de pontuar para o ranking mundial – ele terminou em 8º lugar, a um stroke da sexta colocação, que já valeria pontos.

Primeiro brasileiro a ganhar mais de US$ 1 milhão em torneios chancelados pelo PGA Tour, Rocha fez parte do circuito de elite do golfe mundial em 2011 e 2012. Nos dois anos seguintes, disputou o Web.com Tour, o circuito de acesso ao PGA Tour. Este ano, disputa o PGA Tour Latinoamérica para tentar retornar ao Web.com Tour e, depois, ao PGA Tour.

O Aberto do Brasil teve o patrocínio máster da Credit Suisse Hedging-Griffo e patrocínio da BMW, Sportv, Localiza, Rodobens, Kalunga, Klabin, Azeite 1492, Evolution Sat e Trio. O relógio oficial é Rolex, o café oficial é Nespresso e a cerveja oficial é a Itaipava Premium. O campeonato conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte e apoio do Itanhangá Golf Club e Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro. O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Golfe, com promoção da IMM e é sancionado pelo PGA TOUR Latinoamérica.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site