Confederação Brasileira de Golfe

Prefeitura de SP e CBG reúnem 150 pessoas no 1º Festival Golfe para a Vida

15 de novembro de 2015

Mais de 150 pessoas participaram neste sábado (dia 14) do 1º Festival Golfe para a Vida, organizado pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação do Município de São Paulo (SEME), com apoio técnico da Confederação Brasileira de Golfe (CBG).

O evento reuniu no Centro Esportivo Tietê alunos de 7 a 82 anos de idade que têm aulas de golfe em Centros Esportivos (CE) e Centros Educacionais Unificados (CEU) da capital. Foi o primeiro torneio de golfe do qual participaram. Todos os participantes foram premiados com medalhas. O evento foi aberto ao público, que pôde ter aulas gratuitas da modalidade, que retorna às Olimpíadas nos Jogos Olímpicos Rio 2016, após 112 anos de ausência.

O secretário municipal de esportes, Celso Jatene, participou da abertura do evento, ao lado do presidente da CBG, Paulo Pacheco. Ambos comemoraram o aniversário de um ano da capacitação dos professores de Educação Física da rede municipal de ensino que hoje ministram as aulas do Golfe para a Vida em São Paulo – foram esses professores que tomaram a iniciativa de realizar o evento, tamanho o entusiasmo que detectaram entre seus alunos em relação ao esporte.

“Por que que uma criança que nasceu em bairros mais distantes da nossa cidade está condenada a só jogar futebol e não conhecer outras opções de esportes? Essa parceria de sucesso com a Confederação Brasileira de Golfe nos dá a certeza de que quando há vontade, as oportunidades podem chegar aos bairros mais distantes e a todas as crianças e adolescentes da nossa cidade, sem distinção”, diz Celso Jatene, secretário de Esportes da capital. “O golfe é um esporte como outro qualquer. Hoje quebramos esse mito de que o golfe é um esporte só de ricos. Não é. A oportunidade está aí. Hoje podemos comemorar uma grande vitória da nossa cidade, pois levamos mais uma modalidade esportiva para todas as nossas crianças, adolescentes e adultos do município”, completou.

“Eu queria agradecer imensamente à prefeitura de São Paulo e à Secretaria de Esportes, na pessoa do secretário Celso Jatene, que implementou o Golfe para a Vida em São Paulo, um projeto já reconhecido como um dos maiores projetos de inclusão social do golfe do mundo. Isso só é possível porque encontramos um exército de pessoas que nos ajudam, como os professores da rede municipal que foram capacitados”, diz Paulo Pacheco, presidente da CBG.

Os iniciantes que participaram do Festival tiveram um primeiro contato com o golfe graças à parceria da SEME com a CBG e o programa Golfe para a Vida, que levou o ensino da modalidade a 22 Centros Esportivos e a quatro Centros Educacionais Unificados da capital. São utilizados nas aulas equipamentos de soft golf do programa Golfe para a Vida, da CBG, que são tacos de plástico e bolas maiores e mais macias do que as bolas convencionais de golfe, que possibilitam uma experiência lúdica e a introdução dos fundamentos da modalidade.

Os alunos têm a orientação de professores de Educação Física da rede municipal paulistana que foram capacitados pela CBG para ensinar os primeiros passos do esporte.

“O golfe é meu esporte predileto. Hoje eu assisto aos torneios na TV e consigo entender o que acontece, e aproveito para ver como jogar melhor”, diz a empregada doméstica Dirce Aparecida da Silva, de 46 anos, que tem aulas da modalidade duas vezes por semana no Centro Esportivo Aclimação, dentro do Golfe para a Vida. “Aprendi a respeitar o adversário e a ter mais paciência e concentração”, diz ela, que participou do evento de sábado. “Vou torcer pelos golfistas brasileiros nas Olimpíadas. Agora eu entendo o esporte”, completa.

O programa Golfe para a Vida conta com o patrocínio do HSBC por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte, e apoio do R&A e do PGA Europa. Ele já foi desenvolvido em diversas cidades brasileiras, capacitando cerca de 300 professores de educação física como introdutores do golfe, e beneficiando mais de 60 mil crianças e adultos que já tiveram um primeiro contato com o esporte.

CONFIRA AQUI A GALERIA DE FOTOS COMPLETA DO EVENTO

_DSC0100 _DSC0110 _DSC0154 _DSC0171 _DSC0174 _DSC0311 _DSC0040 _DSC0058 _DSC0089

 

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site