Confederação Brasileira de Golfe

Africa Alarcón é nova preparadora física da CBG

15 de setembro de 2017

A Confederação Brasileira de Golfe (CBG) anunciou esta semana a contratação de Africa Madueño Alarcón como nova preparadora física da entidade.

Formada em educação física na USP, ela é certificada em Golf Fitness Level III pelo Titleist Performance Institute (TPI), em Pilates for Golf nos EUA e em treinamento pelo American College of Sports and Medicine. Ela é pioneira no Brasil em treinamento físico de golfistas desde 2005, trabalhando desde então com atletas amadores e profissionais. É fundadora da antiga Golfepilates, agora rebatizada de GolfeFit.

Africa trabalhará em conjunto com o coach nacional da CBG, Luiz Felipe Miyamura. Juntos, eles definirão os atletas que serão atendidos.

O trabalho de Africa envolverá uma avaliação física inicial, onde serão detectadas limitações de mobilidade e estabilidade dos atletas, dores, lesões anteriores , entre outros itens. Depois, a profissional fará contato com os treinadores de golfe e de preparo físico individuais de cada golfista, para montar uma planilha de treinamento individual para cada um, que será reavaliada a cada dois meses. Haverá metas semestrais e anuais para cada atleta, que será monitorado em encontros bimestrais e em conversas por Skype, onde poderão tirar dúvidas e avaliar sua evolução.

“A intenção é criar uma mentalidade de atleta entre os golfistas, para que eles possam desenvolver sua independência e realizar sozinhos seus treinos, administrar bem o descanso e fazer o aquecimento e alongamento durante o período de treinamento e de competições”, diz ela.

Será utilizado o aplicativo Edufii para acompanhamento dos treinamentos. Este aplicativo permite que a comunicação e compartilhamento de informações sobre treinos, evolução, vídeos e metas entre todos os membros da equipe.

“O golfe é um esporte unilateral, que exige muita potência e coordenação, e que também causa muitas lesões, por isso o preparo físico é fundamental”, diz Africa. “O golfista tem que ter muita consciência corporal para desenvolver ao mesmo tempo a potência e delicadeza necessárias para ter controle”, completa.

“As referências da Africa são muito boas. Esperamos agregar muito aos atletas de Alto Rendimento”, diz Euclides Gusi, presidente da CBG.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site