Confederação Brasileira de Golfe

Razões do crescimento do golfe no Brasil

19 de março de 2003

O golfe cresce 12% ao ano no Brasil.

O país tem cerca de 20 mil praticantes de golfe. Até o início do ano 2.000 tinha 15 mil praticantes. Com a inauguração do campo de treinamento FPG Golf Center, em São Paulo, no período de um ano cerca de 4.000 novas pessoas, que nunca tinham jogado golfe, passaram a praticá-lo. No Rio de Janeiro, começa a funcionar outro campo público, iniciado por caddies, no município de Japeri, na baixada fluminense.

O golfe registra o menor índice de desistência entre iniciantes: de cada 10 pessoas que começam a praticar o esporte, oito continuam.

O Brasil tem 62 campos oficiais e cerca de 40 particulares. Em diversos locais do país estão sendo construídos cerca de 40 novos campos de golfe, em resorts, clubes, empreendimentos particulares ou campos públicos para aprendizado do esporte.

Alguns novos condomínios têm campos projetados para terem qualidade internacional. Os terrenos dão vista para o campo, assemelhando-se aos mais modernos empreendimentos internacionais. Entre eles, estão o Búzios Golf Club & Resort (RJ), Lago Azul Golf Club (Araçoiaba da Serra/SP), Terras de São José Golf Club (Itu/SP).

Ainda em São Paulo, uma inovação foi a inauguração há dois anos do Paradise Resort Golf Village, em Mogi das Cruzes, próximo ao aeroporto de Guarulhos, com hotel, quadras de tênis e heliponto.

No nordeste surgiram dois grandes empreendimentos onde o golfe tem grande destaque: são os resorts, ou “destinos turísticos” de Costa do Sauípe, onde está o Costa do Sauípe Golf Links, e Comandatuba, onde está o Comandatuba Ocean Course, no Hotel Transamérica.

Dos praticantes de golfe no país, cerca de 7.682 estão registrados na Confederação Brasileira de Golfe. 70% têm menos de 40 anos de idade e a metade está na faixa de até 20 anos.

As crianças, que até 10 anos atrás eram impedidas de jogar, hoje ocupam lugar destaque em diversos clubes. No Rio de Janeiro, o Itanhangá tem cerca de 200 crianças na escolinha. Em São Paulo, no São Paulo Golf Clube, há diversos torneios para crianças e o clube tem um mini-campo somente para elas.

A mídia cresce no Brasil. Há a revista especializada Golf Digest, em idioma português, o jornal Golfexpress e os programas de TV Por Dentro do Golfe (ESPN) e Play Golf (Canal 21) e inúmeros sites em português, produzidos no Brasil, destacando-se Golfexpress, de atualização e negócios, e os das entidades.

Os principais torneios de golfe do mundo chegam ao Brasil pelos canais ESPN Internacional, PSN, ABC, NBC, CBS, USA, FOX, e The Golf Channel, chegando a cerca de 350 horas de golfe, mensalmente.

O golfe comemorou, em 2001, o centenário da chegada do esporte no país, onde chegou através dos engenheiros ingleses e escoceses que vieram trabalhar na construção da São Paulo Railway.

Durante o ano o país realiza cerca de 150 torneios oficiais, somadas todas as categorias, sob a responsabilidade das federações estaduais e Confederação Brasileira de Golfe.

Em 2001, passou a realizar o Diners Golf Tour, reunindo profissionais e amadores, em diversas etapas. Em 2000 e 2001, sediou três torneios do PGA Tour Europeu.

Em 2000, o Brasil passou a sediar uma etapa do Tour de Las Americas profissional e em 2002, o circuito Credicard One Golf Tour Jr., para juvenis.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site