Confederação Brasileira de Golfe

Andre Tourinho e Luiza Altmann são campeões brasileiros

05 de julho de 2015

O carioca Andre Tourinho e a paulista Luiza Altmann venceram neste domingo o 85º Brasileiro de Golfe, disputado no Porto Alegre Country Club, na capital gaúcha. O torneio valeu para os rankings mundial e nacional e foi a última competição dos dois campeões antes da viagem para os Jogos Panamericanos de Toronto 2015, que marca a estreia do golfe no evento.

Tourinho somou 275 tacadas (67/69/71/68), contra 278 (69/73/64/72) do vice-campeão, o jovem chileno Joaquín Niemann. Aos 16 anos, Niemann foi no mês passado vice-campeão da Copa do Mundo de Golfe Juvenil, no Japão, e, no ano passado, campeão do Junior Orange Bowl Championship, nos EUA, um dos principais torneios juvenis do mundo. O brasileiro iniciou a partida uma tacada atrás do chileno, mas já tirou a diferença no buraco 2, quando fez par e Niemann fez double bogey.

Niemann voltou a assumir a dianteira nos buracos 7 e 8, com dois birdies consecutivos, mas fez doubles bogeys seguidos nos buracos 9 e 10. No buraco 15 Niemann conseguiu ficar a apenas uma tacada de Tourinho, que praticamente decidiu a competição no 16, quando fez um birdie após deixar o tiro inicial a um palmo do buraco e ver o adversário ultrapassar o green e amargar um bogey.

“Fiz um jogo bastante sólido, com poucos erros. Fui conservador nos dois últimos buracos para garantir o título. Estou muito feliz com a conquista e agradeço muito a Confederação Brasileira de Golfe pelo trabalho que tem feito comigo. Sem essa ajuda, certamente eu não estaria aqui e não estaria tão bem no ranking mundial”, disse Tourinho, o brasileiro melhor classificado no ranking mundial amador na história – ele chegou à 49ª posição recentemente. Esse foi seu terceiro título brasileiro consecutivo.

O terceiro colocado foi o uruguaio Juan Alvarez, com 287 tacadas, seguido pelos gaúchos Herik Machado, com 288, e Bruno Carvalho, com 289.

A performance de Tourinho e Machado garantiu para o Brasil a conquista da 8ª Taça Mario Gonzalez, disputa paralela de duplas de 9 países. A dupla brasileira somou 563 tacadas, contra 578 do Chile e 584 da Argentina. Com isso, o Brasil soma quatro títulos na competição (2009, 2012, 2013 e 2015).

A vitória de Luiza Altmann foi mais tranquila: ela totalizou 289 (69/71/72/77) tacadas, contra 311 (77/79/78/77) da vice-campeã, a carioca Clara Teixeira, que também irá disputar o Pan de Toronto junto com Luiza e Tourinho. Os três fazem parte do time de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Golfe (CBG). O quarto membro da delegação é o gaúcho Adilson da Silva, que vive na África do Sul e que se reunirá com o grupo no Canadá.

“Os campeões estão de parabéns. Foi um torneio de altíssimo nível. O campo estava em excelentes condições de jogo”, disse Paulo Pacheco, presidente da CBG, que entregou o troféu aos campeões.

Rolex é o relógio oficial e o HSBC é o patrocinador institucional da CBG. O 85º Campeonato Amador de Golfe do Brasil contou com apoio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e com recursos da Lei Agnelo Piva. A organização foi da CBG, com apoio da Federação Riograndense de Golfe, do Porto Alegre Country Club, da Secretaria de Turismo de Porto Alegre e do Porto Alegre Convention & Bureau. O patrocínio local foi da Car House Lexus.

CONFIRA OS RESULTADOS

VEJA A GALERIA DE FOTOS DO EVENTO

andre tourinho amador 15 (1) andre tourinho amador 15 (4) andre tourinho amador 15 (3) Luiza Altmann _DSC0637

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site