Confederação Brasileira de Golfe

Lee fica em 16º e assume liderança da corrida por vaga olímpica

20 de julho de 2015

O golfista paulista Lucas Lee terminou neste domingo empatado em 16º lugar a disputa do Stonebrae Classic, etapa do Web.com Tour, o circuito de acesso ao PGA Tour, jogada na Califórnia (EUA).

Com isso, assumiu pela primeira vez a dianteira da luta por uma vaga na volta do golfe às Olimpíadas após 112 anos de ausência, na Rio 2016.

Lee somou 272 tacadas (66/68/69/69), contra 268 do campeão, o coreno Si Woo Kim. O brasileiro chegou a liderar o torneio na metade da segunda rodada e chegou à rodada final mais uma vez com chances de vitória.

O resultado o fez ultrapassar pela primeira vez o gaúcho Adilson da Silva no ranking mundial, que serve de critério de convocação para a Rio 2016. Lee é agora o 316º do mundo, e Silva, o 321º. Se os Jogos fossem hoje, é possível que ambos conseguissem a classificação sem depender da vaga garantida do país sede. O ranking olímpico atualizado deve ser divulgado pela Federação Internacional de Golfe (IGF, na sigla em inglês) até o final da semana.

Além de ser o melhor golfista brasileiro da atualidade, o paulista está em 23º lugar do Money List do Web.com Tour. Os 25 primeiros colocados ganham cartão de acesso ao PGA Tour, o principal circuito do mundo.

Lee iniciou sua temporada no Web.com Tour este ano no Brasil Champions, etapa brasileira do torneio, disputada em março no São Paulo Golf Club. Apesar de ter à época um cartão condicional do circuito, só pôde disputar a etapa por conta de um convite recebido da Confederação Brasileira de Golfe (CBG), que organizou o evento.

Como passou o corte em São Paulo, ganhou o direito de disputar mais uma etapa do Web.com Tour, o BMW Charity Pro-Am, no qual ficou em 16º lugar e garantiu o direito de disputar o restante da temporada.

O golfista brasileiro foi em junho vice-campeão de dois torneios consecutivos, o Greater Dallas Open e o Rust-Oleum Championship, que o fizeram ficar entre os 25 primeiros do Money List.

Ainda há cinco campeonatos no calendário regular do Web.com Tour. Depois serão disputados quatro torneios – os Finals – com US$ 1 milhão em prêmios cada. Lee já tem vaga garantida nesses eventos, que darão outras 25 vagas para a elite do golfe.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site