Confederação Brasileira de Golfe

Becker se prepara para defender título do Aberto do Brasil

28 de agosto de 2015

O paulista Rafael Becker treinará em São Paulo até o final da semana que vem para o início da segunda metade da temporada 2015 do PGA Tour Latinoamérica, o mais importante circuito de golfe do continente. O principal foco de Becker é o Aberto do Brasil apresentado por Credit Suisse Hedging-Griffo, que acontece de 24 a 27 de setembro no Itanhangá Golf Club, no Rio de Janeiro (RJ).

No ano passado, Becker se tornou o primeiro campeão brasileiro do torneio desde que ele passou a fazer parte do PGA Tour Latinoamérica, em 2012, e o primeiro golfista nacional a conquistar um título de um circuito com a chancela do PGA Tour americano.

Organizado pela Confederação Brasileira de Golfe (CBG) e promovido pela IMM, o campeonato reunirá os melhores golfistas do continente. A premiação é de US$ 175 mil. Os cinco primeiros do ranking do PGA Tour Latinoamérica ganham vaga para o Web.com Tour, o circuito de acesso ao PGA Tour.

A competição também vale pontos para o ranking mundial de golfe, lista que definirá os atletas classificados para disputar os Jogos Olímpicos Rio 2016, que marcam o retorno da modalidade às Olimpíadas depois de 112 anos de ausência.

Becker é atualmente o terceiro melhor brasileiro no ranking mundial, em 788º lugar. No máximo dois golfistas por país podem se classificar para os Jogos – se a Rio 2016 fosse hoje, os brasileiros classificados para a disputa masculina seriam o paulista Lucas Lee e o gaúcho Adilson da Silva.

“Minha maior meta é chegar ao Web.com Tour e, depois, ao PGA Tour. As Olimpíadas seriam uma consequência natural, pois preciso ganhar muitos pontos no ranking mundial para atingir esses objetivos”, diz Becker, que não tem medido esforços para concretizar seus sonhos.

Este ano, o brasileiro contratou como treinador o americano Cameron McCormick, que também treina o americano Jordan Spieth, atual número 1 do ranking mundial e campeão do Masters e do US Open, dois majors, ou campeonatos do Grand Slam do golfe.

O calendário de Becker no PGA Tour Latinoamérica é bastante extenso: ele jogará o Ecuador Open de 10 a 13 de setembro e o Colombian Classic de 17 a 20, para daí vir para o Aberto do Brasil. Depois disputará torneios no Chile, México, Uruguai, Argentina, Peru e Porto Rico.

“Estou muito confiante para essa segunda metade da temporada. Tenho jogado muito bem. Preciso apenas de uma ou duas semanas muito boas para subir no ranking”, diz ele. Na metade da temporada 2014, Becker estava na 78ª colocação, e terminou o ano em 11º. Este ano, ele inicia o segundo semestre em 55º.

“Gosto muito de jogar no Itanhangá Golf Club, onde já fui campeão brasileiro amador. E vou jogar no Peru, no Chile e na Argentina em campos que também conheço muito bem e para os quais já tenho uma estratégia muito bem definida”, conta.

Becker tem aproveitado sua estada em São Paulo para treinar com Paulo Mazzeu, preparador físico da Confederação Brasileira de Golfe, contratado por meio de convênio da entidade com o Ministério do Esporte.

O Aberto do Brasil será disputado em quatro dias. Após as duas primeiras rodadas, haverá um corte, e apenas os 55 melhores classificados e empatados disputarão as duas rodadas finais.  A entrada do público para acompanhar de perto os melhores golfistas do continente durante as quatro rodadas será gratuita.

O Aberto do Brasil tem o patrocínio máster da Credit Suisse Hedging-Griffo e patrocínio da BMW, Sportv, Localiza, Rodobens, Kalunga e Klabin. O relógio oficial é Rolex e o café oficial é Nespresso. O campeonato conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte e apoio do Itanhangá Golf Club e Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro. O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Golfe, com promoção da IMM e é sancionado pelo PGA TOUR Latinoamérica.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site