Confederação Brasileira de Golfe

A VISUALIZAÇÃO NO GOLFE

09 de agosto de 2006

“Algumas pessoas vêem as coisas como são e perguntam por quê?; eu sonho coisas que não existem e pergunto por que não?”. Esta frase inicial, que foram palavras de George Bernard Shaw, introduz um grande tema que é vivenciado pelos golfistas…a visualização.

Quando nascemos, inicialmente imaginamos, pensamos, nos locomovemos e depois, bem depois, falamos. Imaginar é uma atividade mental vivida por todos nós a todo instante e pelos “homens” desde a pré-história, bem antes da palavra.

E o que é a visualização? É uma mágica? Está relacionada à religiosidade? Como ela é feita? Pode ser utilizada pelos golfistas? É fácil de se fazer? Como pode ser feita?
Você que está lendo este artigo visualiza sempre quando sonha acordado, recorda uma experiência passada ou pensa em alguém que se encontra distante.

Aprender a visualizar uma tacada é essencial para o jogador de golfe, pois ela, é uma atitude mental ativa – como a meditação, na qual se deve relaxar e criar imagens mentais que irão influenciar a sua energia e o seu movimento corporal.

Se você tem uma imagem de si mesmo perdendo uma tacada, fazendo um swing estranho ou jogando a bola num hazzard, criará tensão e ansiedade que interferirão negativamente no seu desempenho. Por outro lado, se tiver consigo imagens de uma bela tacada, de um birdie num par-4 difícil, de uma bola embocada da banca ou de um putt longo, criará um estado interior de tranqüilidade e confiança, que contribuirá positivamente para a melhoria da sua performance.

A visualização não é uma mágica, é a imaginação de forma planejada, repetida e consciente de habilidades motoras, técnicas, táticas e psicológicas, ou seja, é uma técnica que se aprende e deve ser exercida, pois funciona como um ensaio geral.

Quando chegar a hora de agir novamente, você terá a impressão de que já viveu aquele momento esportivo e tudo parecerá fácil e conhecido. A visualização também limpa a mente de interferências e imagens negativas que bloqueiam seus esforços, substituindo por imagens de sucesso.

A maioria das pessoas não reconhece que pensamos por meio de imagens e não de palavras; estas últimas, na verdade, são apenas representações simbólicas de imagens específicas. Podemos então afirmar: se você pensa, você cria imagens ou visualiza. Por isso, tenho dito para os meus atletas – principalmente para os golfistas, que a visualização de tacadas e a visualização do campo de jogo, é uma poderosa ferramenta capaz de mudar para melhor o seu jogo.

Tendo como referência os dados analisados acima, apresento algumas dicas para o treinamento mental de visualização:

a) procure um lugar tranqüilo quando estiver executando os exercícios de visualização;
b) permaneça concentrado durante a sua execução;
c) os exercícios de visualização deverão ser feitos sempre ao acordar, ou antes, de dormir;
d) visualize sempre grandes tacadas (atitude positiva);
e) este exercício deverá ser feito sempre que possível, com os olhos fechados;
f) é importante a sistematização da sua prática;
g) ele deverá ser feito: deitado, sentado confortavelmente num sofá ou de outra maneira onde esteja sentindo-se relaxado;
h) explore todas as impressões sensoriais (tato, olfato, audição, etc);

Por fim, gostaria de deixar como últimas palavras um texto copiado por inteiro, pois assim completará o que tentei apresentar neste artigo. “O grande golfista Jack Nicklaus conta em seu livro Golf My Way sobre as imagens mentais muito nítidas que tem antes de cada tacada: primeiro vejo a bola onde quero que ela vá, branquinha, pousada na grama brilhante. Aí a cena muda e vejo a bola dirigindo-se para lá: sua trajetória, sua forma e até o modo como ela toca o solo. Então a uma espécie de zoom e eu estou realmente fazendo o tipo de movimento que irá concretizar aquelas imagens”.

Esmerino Rodrigues Junior
Psicólogo Esportivo da Confederação Brasileira de Golfe

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site