Confederação Brasileira de Golfe

CBGolfe 2023, um ano de grandes tacadas e muitos projetos para 2024

27 de novembro de 2023

Transmissão Amador do Brasil 2023 Foto: Patrick Gomes/CBGolfe

Um ano histórico para o golfe brasileiro, com grandes feitos realizados pela Confederação Brasileira de Golfe, como a primeira transmissão ao vivo do 92º Campeonato Amador de Golfe do Brasil, no Campo Olímpico do Rio de Janeiro, no dia 29 de julho, a convocação para treinamento da seleção nacional de golfe e atletas, amadores e profissionais, disputando torneios na América do Sul, Estados Unidos e Europa.

A transmissão inédita da última rodada do Aberto Amador foi realizada pelo Canal Olímpico do Brasil, envolvendo mais de 30 técnicos, cobriu a volta final com 6 câmeras fixas, 4 móveis e um drone. Foram 5 horas de transmissão e três canais mostraram o torneio, Canal Olímpico do Brasil, YouTube Time Brasil e UOL

Alexandre Rocha
Foto: Patrick Gomes/CBGolfe

Em julho, o profissional Alexandre Rocha aceitou o convite do presidente da Confederação Brasileira de Golfe, Osmar da Costa Sobrinho, para colaborar como voluntário com a entidade para desenvolver um trabalho junto aos atletas brasileiros de alta performance.  Além de Rocha, atuando como coordenador técnico, André Conolly também entrou na equipe  da CBGolfe como treinador, além do treinador Victor Bortolucci.

Neste ano, muitos dos nossos atletas, amadores e profissionais, participaram de torneios na América do Sul, Estados Unidos e Europa com o apoio da CBGolfe e do Comitê Olímpico do Brasil, através de projetos com recursos da Lei das Loterias. Os jovens golfistas brasileiros participaram de 11 competições internacionais na Argentina, Colômbia, Chile, Equador, Uruguai, México, Porto Rico e Estados Unidos.

Os profissionais, além de torneios, tiveram apoio também para disputarem as classificatórias do PGA TOUR Latinoamérica, Korn Ferry Tour, PGA TOUR e DP World Tour.

Os amadores de alto performance participaram de importantes torneios como a terceira edição do Amador Feminino da América Latina (WALA), organizado pelo The R&A e pela ANNIKA Foundation, agora em novembro de 2023, no Pilar Golf, em Buenos Aires, na Argentina.

De extrema importância para os líderes nacionais do ranking amador, Andrey Xavier e Valentina Bosselmann foi representar o Brasil no Jogos Pan-Americanos Santiago 2023, no Chile. Eles estiveram no Time Brasil junto com os profissionais Luiza Altmann e Rodrigo Lee, ganhando experiência internacional para suas promissoras carreiras.

Os 10 dos principais amadores do Brasil disputam a Copa Los Andes 2023 – 77° Campeonato Sul-Americano Amador por Equipes, tradicional torneio amador que reúne jogadores de 10 países, realizado de 22 a 25 de novembro, no Club Campestre de Cali, Colômbia.

Treinamento da seleção brasileira Foto: Marcelo de Breyne/CBGolfe

Outro fato inédito do golfe brasileiro foi o primeiro treino da seleção brasileira de golfe, que teve a 24 atletas de vários Estados. O sucesso do treinamento realizado em setembro no São Fernando Folf Club, em Cotia (SP), renderá frutos no futuro e no projeto para 2024 serão 6 novas convocações da seleção nacional. No planejamento treinamentos nacionais por categoria, além da formação de equipes Sub-15 e Sub-18.

O trabalho da equipe multidisciplinar também é de vital importância para os atletas e os atendimentos são feitos para todos os atletas de alto rendimento. Fazem parte da equipe profissional multidisciplinar da CBGolfe, o Dr. Alberto Takeshi, cardiologista e chefe da equipe, Daniela e Gabriela Arantes, da Academia Tiro Certo, Rossana Quessa, fisioterapeuta, e Roberto Gomez, coach mental.

A atuação da CBGolfe visa também a formação de árbitros, nacionais e internacionais, como a realização do  Curso de Formação e Treinamento de Árbitro Nível II, desenvolvendo o potencial dos golfistas inscritos e aprofundando os conhecimentos das regras de golfe. O curso realizado em São Paulo, em setembro, teve 36 participantes, vindos do Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Curso de Formação e Treinamento de Árbitro Nível II
Foto: Phillip Fonseca Zelante/CBGolfe

Outro feito da CBGolfe será a realização do Programa de Treinadores de Golfe no Brasil 2023/2025 com o objetivo de desenvolver atletas por meio de suporte para o processo de capacitação de treinadores e treinadoras, agentes centrais no desenvolvimento de atletas em longo prazo. O curso será ministrado pelo coach de Portugal, Nelson Filipe da Silva Ribeiro e palestrantes convidados, com experiência comprovada, dentro de cada tema específico, com a participação de 20 profissionais. As primeiras aulas serão realizadas de 18 a 20 de dezembro.

Os dois melhores alunos, um masculino e um feminino, até 3º colocado no curso, serão convidados para atuarem como treinador assistente em competições selecionadas pela CBGolfe.

O ano termina com grandes tacadas e muitos projetos para o próximo ano, que já começa em janeiro com nossos juvenis disputando o 60º Junior Orange Bowl International Golf Tournament, nos Estados Unidos, o Aberto Sul-americano Amador, na Colômbia e os principais amadores do ranking mundial jogando o America Amateur Championship (LAAC), no Panamá.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site