Confederação Brasileira de Golfe

CBGolfe contrata português Nelson Ribeiro para ministrar curso no Brasil

01 de dezembro de 2023

Nelson Ribeiro

A Confederação Brasileira de Golfe contratou o português Nelson Ribeiro, treinador nacional de 2017 a 2023 da Federação Portuguesa de Golfe, para vir ao Brasil ministrar o curso do Programa de Treinadores de Golfe no Brasil 2023/2025. O curso terá a participação de 20 profissionais e a primeira etapa será realizada de 18 a 20 de dezembro, em São Paulo (SP).

Nelson Ribeiro comandou a gestão de todas as seleções nacionais portuguesas, amadoras e profissionais, implantando um programa nacional de desenvolvimento do golfe no país. “Foi com muito entusiasmo e sentido de responsabilidade que aceitei o convite da CBGolfe, percebendo desde o primeiro momento o esforço que estão a fazer no sentido de criar melhores condições no presente para que o futuro seja cada vez mais promissor.”, diz Nelson Ribeiro, golfista de 40 anos, que começou no Oporto Golf Club, em Espinho, aos 14 anos.

“A minha expectativa em ministrar curso no Brasil tem dois propósitos: primeiramente ajudar a potenciar metodologias e procedimentos de intervenção no treino, e posteriormente procurar adicionar as metodologias e procedimentos a intervenção através de uma concepção mais europeia”, completa Nelson.

Nelson Ribeiro

O treinador português tem também uma vasta experiência no desenvolvimento do treino de alto rendimento na escola do Club de Golf de Miramar, em Vila Nova de Gaia, e fez o curso de treinadores da FPG/PGA de Portugal.

Além de treinador da Federação Portuguesa de Golfe e da PGA Portugal, sancionado pelo PGA da Europa, o seu currículo académico inclui uma Licenciatura em Ciências do Desporto com especialização em Gestão Desportiva pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e um Mestrado em Psicologia do Desporto e Desenvolvimento Humano com especialização em Performance.

Atualmente, Nelson é ainda licenciando em Psicologia na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, mestrando em Treino de Alto Rendimento com especialização em Biomecânica, na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e doutorando em Motricidade Humana na especialidade de Desenvolvimento da Perícia em Treino Desportivo, na Faculdade de Motricidade Humana, em Lisboa. Desde o mês de novembro, Nelson é o novo Treinador e Coordenador da Academia da Golfe da Quinta do Fojo, em Vila Nova de Gaia, e da Academia de Golfe da Quinta das Lágrimas, em Coimbra.

A contratação de Nelson Ribeiro para ministrar o Programa de Treinadores de Golfe no Brasil 2023/2025 tem como principal objetivo desenvolver ações baseadas no modelo “Nova Geração de Treinadores”, com o propósito de preparar treinadores e treinadoras para o desenvolvimento no contexto do rendimento desportivo.

“Um plano de desenvolvimento a longo prazo é supremo, pois proporciona uma visão estratégica e direcionada para alcançar metas significativas. Ajuda a orientar escolhas, desenvolver habilidades e manter o foco no objetivo principal, promovendo um crescimento consistente e sustentável ao longo do tempo”, finaliza Nelson Ribeiro.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site