Confederação Brasileira de Golfe

Golfe no Parque Estadual do Cocó em Fortaleza, no Ceará

23 de abril de 2021

Golfe num parque público é só no Parque Estadual do Cocó em Fortaleza, no Ceará. Quem conhecer outra história que nos conte, brinca o golfista Antenor Naspolini, idealizador e coordenador do projeto de aulas de golfe no campo do Parque do Cocó, primeiro em todo o Brasil.

O Golfe Social no Parque do Cocó é uma ação coordenada pelo Prof. Naspolini juntamente com a Baíba que é professora de informática e artes na Associação Beneficente Parque do Cocó e também responsável por levar as crianças da escola pública até o parque. As aulas contam também com a ajuda do golfista Inácio Prata e que juntos ensinam o golfe  às crianças com o objetivo da inclusão social, consciência ecológica e  desenvolvimento esportivo através da ludicidade. As aulas acontecem às sextas-feiras das 15h30 às 17 horas.

O evento é uma das muitas atividades dos golfistas de Fortaleza, especificamente do Parque Estadual do Cocó, onde jovens carentes experimentam o golfe no minicampo de 9 buracos, inaugurado em 2017, e funcionando efetivamente a partir de 2018. Há uma tenda driving range protegida por rede para exercícios com tacos de longa distância e um putting green também com 9 buracos.

Os golfistas cearenses são em pequeno número, mas grandes incentivadores do esporte e com uma série de eventos para atrair novos apaixonados pelo golfe.  Na agenda anual eles realizam o Golfe com as Estrelas, partida à noite com profissionais e amadores, que no ano passado foi disputado no campo do Parque do Cocó e no Golf Ville; Golfenique Junino, “comes & bebes” típicos das Festas Juninas nordestina; e também único no Brasil, o torneio GOLFE 180, cujo principal objetivo é divulgar o número 180, o telefone que pode salvar vidas e banir a violência contra as mulheres. É um telefone específico para denunciar a violência contra a mulher, sem ônus para quem o utiliza e sem identificação do autor da ligação.

Destaque também para o Guaragolfe, realizado em campo de futebol na cidade serrana de Guaramiranga e para o Perobagolfe, beach golf na Praia Peroba, em Icapui. “Com maré baixa, especialmente nos períodos de lua cheia e lua nova, o imenso litoral do Ceará se torna um cenário especial para a prática do golfe na praia. O Brasil é o quinto maior país do mundo em extensão territorial, com 8.514.876 km2. O país possui um litoral com 7.367 km, banhado pelo oceano Atlântico. O contorno da costa brasileira aumenta para 9.200 km se forem consideradas as saliências e reentrâncias do litoral. Assim poderemos ter muitos torneios na praia”, comenta Antenor Naspolini.

Para todas essas realizações foi fundamental a parceria entre a administração do Parque e a Confraria de Golfe do Ceará, criada em outubro de 2017 por 18 golfistas e atualmente (abril 2021) conta com 88 golfistas,  completa Naspolini, um dos mais antigos golfistas do parque e grande incentivador das crianças.

Em janeiro deste ano foi criado o “Cocó Golfe Clube” por 48 golfistas que escolheram o nome do clube e a logomarca mediante eleição. O Clube passou a ser o articulador dos golfistas com a administração do Parque que vem dando todo o apoio para o desenvolvimento do golfe em espaço público.  Outra novidade é que Clube expandiu a escola de iniciação ao golfe para atender também aos usuários do Parque, além das crianças da escola pública.

Por causa da pandemia da Covid-19 as aulas já pararam e recomeçaram várias vezes, mantendo sempre as orientações de isolamento social e higiene. As crianças também são beneficiadas com cestas doadas para as famílias das crianças por sócios do Clube de Golfe do Parque do Cocó, mais um estímulo para que permaneçam indo as aulas, se consolidem como alunos e futuros golfistas.

Nesta semana o parque volta a abrir ao público. O horário de funcionamento do Parque do Cocó para a prática esportiva individual, conforme Decreto n° 34.037, de 17 de abril de 202, será de segunda à sexta das 05:30h às 18h. Obs.: os portões das trilhas permanecem fechados

A prática do golfe está autorizada até o máximo de 3 golfistas por buraco, de acordo com os termos do decreto governamental, segundo Naspolini. O que possibilita a prática simultânea de até 27 golfistas, sem aglomeração e respeitando todas as regras do Estado.

Antenor Naspolini é um apaixonado pelo golfe. E no seu currículo golfístico é o autor do primeiro hole-in-one do Ceará, em 2012, buraco 5 (atualmente é 14), 137 jardas, no Aquiraz Riviera. Campeão do Clube Aquiraz Riviera do ano 2017 e campeão do torneio Match Play do Aquiraz Riviera também em 2017. Além de hole-in-one também nos campos do Catu Lake e no Parque do Cocó, ambos no Ceará.

Clique aqui para ver mais informações no portal Golfe Ceará. 

Crianças no Parque do Cocó

Antenor Naspolini

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site