Confederação Brasileira de Golfe

Meninas do Brasil seguem em segundo na Copa Los Andes

26 de novembro de 2005

Faltando apenas um dia de competição a equipe masculina brasileira representada por: Octavio Villar (RS), Leonardo Marengo (SP), Fernando Guimarães (RS), Roberto Gomez (SP), Rogério Bernardo (SP) e pelo capitão: Ricardo Conrado (RS) melhorou um pouquinho a sua classificação, e acabou o dia na oitava colocação, ficando a frente da equipe paraguaia. A Colombia lidera o torneio seguida de perto pela Argentina e Ecuador. Completam a tabela: Chile, Venezuela, Uruguay e Peru.

Já a equipe feminina representada por: Patrícia Carvalho (PR), Ruriko Nakamura (SP), Cecília Kleinert (SP), Carla Ziliotto (SP), Mariana De Biase (RJ) e a capitã: Cristina Baldi (RS) terminou o terceiro dia de competição ocupando o segundo lugar empatado com a Argentina, e ficando atrás apenas da Colombia. Em quarto lugar aparece o Peru. Completando a classificação estão: Chile, Paraguay, Bolívia, Ecuador e por último, Venezuela.

A Copa Los Andes, um dos mais importantes eventos do calendário mundial de golfe, surgiu no início da década de 40, por sugestão do arquiteto chileno, Eduardo Costabal Zegers, capitão e presidente do Comitê de Handicaps do Club de Golf Los Leones, de Santiago, Chile.

Apaixonado pelo esporte, ele propôs a um grupo de amigos do clube a criação de um torneio internacional que deveria ser um elo entre os países sul-americanos. Com a ajuda de alguns jogadores do Los Leones e do Prince of Wales Country Club, clubes que organizavam os principais campeonatos do país, foi criado um regulamento para o campeonato e iniciado o convite a jogadores estrangeiros de destaque, principalmente argentinos.

Assim, essa temporada internacional ganhou inicialmente o nome de "Campeonato de Golf de Chile". Entre esses torneios figurava a proposta para uma competição mais amistosa entre amadores dos dois países e de hcps iguais, que poderia ser considerado como o embrião da futura Copa Los Andes.

Em 1954, foi disputada pela primeira vez a categoria feminina com jogadoras brasileiras e chilenas. O Brasil disputou a Copa Los Andes pela primeira vez em 1950, na Argentina, e por sete vezes foi campeão: em 1954, quando sediou pela primeira vez o evento, no São Paulo Golf Club (SPGC); 1972, também no SPGC; 1975, em Quito; no SPGC; 1988, em Montevidéu; em 1995, mais uma vez em Quito, e em 2002 no Gávea Golf & Country Club, Rio de Janeiro.

Confira os resultados na página do campeonato: www.feg.org.ec/andes.htm

 

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site