Confederação Brasileira de Golfe

Pesquisa genética com golfistas profissionais no CBG PRO TOUR em Itu (SP)

11 de setembro de 2012

A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com o apoio da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), está desenvolvendo um estudo sobre as características genéticas do atleta profissional de golfe, de alto rendimento, bem como sobre o nível de stress a que estes atletas estão expostos ao longo de uma competição.
 

Com o apoio da Confederação Brasileira de Golfe (CBG) a pesquisa será feita com os golfistas participantes da quarta etapa do CBG PRO TOUR em Itu (SP), principal circuito de golfe profissional do Brasil, que será realizada de 26 a 29 de setembro, no Terras de São José Golfe Clube.
 

A participação ou não do atleta na pesquisa é de caráter estritamente pessoal e, caso o atleta deseje participar, deverá assinar um documento e entregá-lo aos pesquisadores por ocasião da coleta do material no torneio em Itu.
 

O trabalho de pesquisa é desenvolvido por Estélio Henrique Martin Dantas, Ph.D., coordenador do Laboratório de Biociências da Motricidade Humana (LABIMH), do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Enfermagem e Biociências – Doutorado (PPgEnfBio), da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), que contará com a colaboração do Prof. Dr. Rudy José Nodari Júnior (UNOESC), para a parte do perfil genético e do Prof. Dr. Foued Salmen Spínola (UFU), para a pequisa dos níveis de stress competitivo.
 

Segundo Estélio Dantas, a pesquisa pretende determinar dois pontos cruciais para o desenvolvimento científico do golfe: tanto o perfil genético do atleta de alto rendimento de golfe, possibilitando a pesquisa destes mesmos indicadores em jovens praticantes, para descoberta dos talentos esportivos da modalidade; bem como, num outra vertente determinar o nível de stress psicológico que uma competição de alto rendimento produz nestes mesmos atletas. O conhecimento dos níveis de stress possibilitará a indicação de formas de controle do mesmo, com a consequente melhora de rendimento em competições dos atletas brasileiros de golfe.
 

A quarta etapa do CBG PRO TOUR, principal circuito de golfe profissional do Brasil, que será disputada entre os dias 26 a 29 de setembro, no Terras de São José Golfe Clube, em Itu (SP), terá a participação de 81 golfistas brasileiros e sul-americanos.
 

O torneio é a última etapa do ano do circuito profissional de golfe criado pela Confederação Brasileira de Golfe em parceria com a IMX. O CBG PRO TOUR tem o patrocínio da Nextel e SporTV. Apoio da TAM Viagens, Nespresso e Terras de São José Golfe Clube e conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte.
 

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site