Confederação Brasileira de Golfe

Andrey Xavier fica em quinto lugar no LAAC; Brasil faz sua melhor campanha no torneio

20 de janeiro de 2019

O Brasil fez a melhor campanha de sua história no Latin America Amateur Championship – LAAC, o principal torneio de golfistas amadores das Américas, disputado neste ano na República Dominicana. Andrey Xavier ficou em quinto lugar, Fred Biondi no T6, Herik Machado no T15 e Pedro Nagayama no T44, resultados que fazem da edição de 2019 a melhor do país no já tradicional torneio.

Organizado pelo Masters Tournament, R&A e pela USGA, o LAAC é o principal torneio continental voltado para amadores, chegou em 2019 a sua quinta edição. O Brasil contou ainda com a participação de Daniel Ishii e Tiago Lobo, que não passaram o corte, e a delegação do país teve também a participação de Luiz Miyamura, como técnico, Ricardo de Rose, vice-presidente da CBGolfe, Daniel Neves, diretor internacional da entidade, e Frank Cazabon, como árbitro. Todos viajaram com apoio da CBGolfe e do COB, via Lei Agnelo Piva.

O Brasil teve atletas disputando na parte de cima da classificação em praticamente todos os dias. Após quatro voltas, entretanto, Andrey Borges Xavier foi quem conseguiu o grande feito e colocou o país pela segunda vez no Top 5 do LAAC – André Tourinho terminou em terceiro na edição de 2015. O gaúcho fez ótima R4 e totalizou 281 tacadas (74, 66, 75, 66), -7, na quinta colocação, uma a frente de Fred Biondi, que fez 282 (72, 73, 66, 71), -6. Com o resultado, Andrey já está garantido na próxima edição do LAAC.

Herik Machado, que começou o dia empatado com Biondi, não teve um último dia inspirado, e acabou ficando na T15, com 286 tacadas (72, 74, 65, 75), -2. Sua R3, entretanto, com -7 tacadas, foi a melhor de toda a edição 2019 do LAAC. Pedro Nagayama, o quarto brasileiro que passou o corte, terminou no T44, com 298 (75, 69, 75, 79), +10. O campeão foi o mexicano Alvaro Ortiz, que liderou em praticamente todos os dias e fechou o torneio com 274 tacadas (66, 72, 70, 66), -14.

Confira a classificação final do LAAC em: http://www.laacgolf.com/scores/

O resultado do LAAC mostra a franca evolução do golfe amador do Brasil. Dos seis representantes no torneio, quatro participaram da histórica conquista da Copa Los Andes, o Campeonato Sul-Americano por equipes, em novembro de 2018 – Daniel Ishii, Herik Machado, Fred Biondi e Andrey Borges Xavier.

André Tourinho segue como brasileiro melhor colocado no LAAC na história, com seu terceiro lugar na edição de 2015. A campanha da equipe de 2019, entretanto, foi a melhor da história do Brasil, com quatro atletas passando o corte e três no Top-15 da classificação final.

Confira a classificação final do LAAC em: http://www.laacgolf.com/scores/

Imagem: Enrique Berardi/LAAC

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site