Confederação Brasileira de Golfe

Profissionais brasileiros afinam a preparação para as etapas locais do PGA TOUR Latino América

20 de agosto de 2019

Pelo segundo ano consecutivo, o Brasil terá duas etapas do PGA TOUR Latino América, com o São Paulo Golf Club Championship, de 16 a 22 de setembro, e o 66º JHSF Aberto do Brasil, de 23 a 29 do mesmo mês. Os dois torneios marcam o início da segunda metade da temporada do TOUR e os três profissionais brasileiros com card, Alexandre Rocha, Rafa Becker e Rodrigo Lee afinam suas respectivas preparações para alcançarem bons resultados jogando em casa.

Tendo disputado etapas do Korn Ferry Tour e do PGA TOUR Latino América, Rafa Becker acabou não conseguindo se firmar no primeiro e também não pontuou muito no segundo. Ele é hoje o terceiro brasileiro mais bem colocado na Ordem de Mérito, na 26ª posição. O grande número de torneios disputados no primeiro semestre acabou rendendo a Becker uma lesão, que ele está tratando no intervalo da temporada, já em fase avançada de recuperação.

“Minha preparação está ótima. Na verdade, serão os torneios que estarei em melhores condições no ano inteiro, porque com a bateria de competições do Latino América e do Korn Ferry no primeiro semestre, acabei jogando demais em sequência e não tive semanas de preparação que gostaria de ter tido para cuidar do corpo, e até por isso tive essa lesão nas costas”, afirma Rafa Becker.

“Estou fazendo um trabalho muito intenso mentalmente com meu coach de performance, o Ivan de Marco, e trabalho forte de fisioterapia para tirar minha dor nas costas e me dar maior longevidade no esporte. Minha expectativa é sempre alta e jogando no Brasil quero muito ganhar os torneios”, complementa.

Já Rodrigo Lee aparece em 14º lugar na Ordem de Mérito, após ter conquistado o melhor resultado da sua carreira, a segunda colocação no Bupa Match Play, a última etapa do TOUR antes da pausa no calendário. Morando no Brasil, ele aproveita os benefícios oferecidos pela CBGolfe para se preparar melhor aos torneios. “Estou trabalhando bastante na parte mental, principalmente, com o coach da CBGolfe Roberto Gomez, e a parte física com as meninas da Academia Tiro Certo. Jogar em casa nos dá mais vantagens, claro, mas nunca podemos relaxar, porque o circuito é muito competitivo”, ressaltou Rodrigo Lee.

O brasileiro mais bem colocado no PGA TOUR Latino América é Alexandre Rocha, o décimo da Ordem de Mérito, com quatro Top 10 no ano, tendo ficado duas vezes em terceiro lugar. Rocha, que ano passado chegou a liderar o Aberto do Brasil, quer aproveitar os torneios em sequência para subir na classificação geral do circuito. “Acho excelente que temos dois torneios do PGA TOUR Latino América no Brasil e melhor ainda que são em seguida, porque é uma das poucas oportunidades nesse circuito que podemos viajar e jogar múltiplas semanas em um lugar só. Eu, como brasileiro, fico feliz de ser anfitrião do evento, ainda que indiretamente. É motivo de muito orgulho para mim”.

Rocha foi um dos representantes do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 e agora está totalmente focado no segundo semestre do TOUR. “Venho me preparando desde que voltei do Peru, um preparo calculado para que chegue no topo do meu jogo na hora certa, nas etapas brasileiras. Estou fazendo um grande trabalho de treinamento mental, físico, tático e técnico de golfe também, cada coisa com a sua dose e ritmo correto para eu chegar no Brasil no melhor da minha performance”, ressalta Rocha.

Após os dois torneios brasileiros, o TOUR segue para o Equador, com o Banco del Pacífico Open, entre os dias 30 de setembro e 6 de outubro. Depois de uma semana de intervalo, o Los Inkas Golf Club em Lima, Peru, recebe mais uma vez o Diners Club Perú Open apresentado por Volvo. Então os jogadores terão mais uma semana de folga para a preparação de um período de três semanas na Argentina que começa no dia 28 de outubro a 3 de novembro em Rio Hondo para o primeiro Termas de Río Hondo Invitational.

Chapelco será a sede do Neuquén Argentina Classic, entre os dias 3 e 10 de novembro, seguido por um dos torneios de golfe mais antigos do mundo, o 114º VISA Open de Argentina apresentado por Macro, em Buenos Aires, entre os dias 11 e 17 de novembro. A temporada encerra nos dias 2 a 8 de dezembro com o PGA TOUR Latino América Tour Championship, em Miami, para os Top 60 da Ordem de Mérito. Vale lembrar que os cinco melhores do ranking do PGA TOUR Latino América ganham cartões para a temporada seguinte do Korn Ferry Tour, o antigo Web.com Tour.

Etapas brasileiras do PGA TOUR Latino América:

Data Torneio Campo Local
16-22 de setembro São Paulo Golf Club Championship São Paulo GC São Paulo, Brasil
23-29 de setembro 66º JHSF Aberto do Brasil Fazenda Boa Vista São Paulo, Brasil

 

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site