Confederação Brasileira de Golfe

Andrey Xavier e Giovanna Fernandez são Campeões do 91º Campeonato Amador de Golfe do Brasil

30 de julho de 2022

Andrey Xavier e Giovanna Fernandez Foto: Patrick Gomes/CBGolfe

O gaúcho Andrey Xavier e a paraguaia Giovanna Fernandez são os campeões do 91º Campeonato Amador de Golfe do Brasil, torneio mais antigo e tradicional do país, disputado no Campo Olímpico do Rio de Janeiro, que começou na quarta-feira, dia 27, e terminou hoje, sábado, dia 30 de julho.

Andrey Xavier, do Santana do Livramento (RS), fez a melhor volta do torneio nesta última rodada, 67 tacadas, subiu 10 posições, e venceu o Aberto do Brasil de forma espetacular com quatro tacadas de vantagem. Na primeira volta de hoje, Andrey fez 4 birdies, depois na segunda volta, um duplo bogey no 13, par 4, seguido por um bogey no 14. Mas com uma excelente recuperação e um eagle no buraco 16, para 4, e dois birdies nos buracos finais, 17 e 18.

Foto: Patrick Gomes/CBGolfe

Andrey Xavier terminou com menos 4 neste sábado, único a jogar abaixo do par, totalizando 290 tacadas (77/71/75/67), mais 6. Victor André dos Santos, do Alphaville Graciosa (PR), foi o vice-campeão com 294 tacadas (70/75/76/73)), mais 10, ganhando no desempate do argentino Fermin Martinez, que liderou os três primeiros dias do torneio, e que também fez 294 tacadas (69/71/77/77), ficando em terceiro lugar.

Entre as mulheres, o título foi decidido num play off entre três golfistas, as paraguaias Giovanna Fernandez e Damini Ghanshyani, além da brasileira Beatriz Junqueira, do Itanhangá (RJ),que terminaram com 307 tacadas, mais 23.

A vitória ficou com a paraguaia Giovanna Fernandez, que venceu a disputa no primeiro buraco de desempante, no 18. Em segundo lugar ficou a paraguaia Damini Ghanshyani e Beatriz Junqueira terminou em terceiro lugar.

Foto: Patrick Gomes/CBGolfe

O torneio foi válido para o ranking mundial amador de golfe (WAGR) e ranking nacional, tendo a participação de 80 golfistas, sendo 56 homens e 24 mulheres, com a presença de atletas do Brasil, Alemanha, Argentina e Paraguai.

O 91º Campeonato Amador de Golfe do Brasil foi organizado pela Confederação Brasileira de Golfe, com apoio do Campo Olímpico de Golfe do Rio de Janeiro, Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro e apoio institucional do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

O torneio teve patrocínio do Bar do Golfe, BCI – Bureau of Corporative Intelligence, ECP  Environmental Solutions e Lexus / Rio de Janeiro.

Clique aqui para ver os resultados completos.

Foto: Patrick Gomes/CBGolfe

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site