Youtube Facebook Twitter Flickr Instagram Contato

Confederação Brasileira de Golfe

Golfe para a Vida intensifica ações no Rio de Janeiro

05 de abril de 2016

Com a proximidade das Olimpíadas, o Golfe para a Vida, programa de cidadania e inclusão social através do esporte da Confederação Brasileira de Golfe (CBG), tem intensificado suas ações no Rio de Janeiro, que receberão os Jogos em agosto. Em uma semana dias, o Golfe para a Vida participou de quatro ações, levando o golfe para uma escola e para a praia, capacitando professores e participando de evento em uma Vila Olímpica.

No sábado dia 26, o Golfe para a Vida encerrou sua participação no Curta, Praia, projeto da Rede Globo que leva esportes e outras atrações para praias do Rio de Janeiro. O encerramento foi no Quiosque da Globo na Praia de Copacabana, onde foram dadas centenas de aulas.

Na quinta-feira passada, dia 30 de março, o programa fez na Universidade Estácio de Sá a capacitação de professores de educação física ligados ao Festival Transforma, do Comitê Organizador Rio 2016. A ideia foi ensinar os professores a introduzir as noções de golfe nas escolas com a utilização de materiais recicláveis, com tacos produzidos com madeira e garrafas PET, por exemplo.

“De uma só tacada, os professores conseguem ensinar um novo esporte aos seus alunos e também noções de cidadania e respeito ao meio ambiente”, diz Mauricio Pinto, coordenador nacional do Golfe para a Vida.

Na sexta-feira, 1º de abril, o programa foi apresentado aos alunos da International School, na Barra da Tijuca. Participaram de aulas de golfe 213 crianças e jovens de 6 a 15 anos. Os alunos gostaram muito do esporte, desconhecido pela maioria deles, e ficaram interessados em conhecer o Campo Olímpico de Golfe, que foi construído na Barra da Tijuca para abrigar as Olimpíadas.

No dia seguinte, foi a vez de mais um Festival Transforma Rio 2016, desta vez na Vila Olímpica da Gamboa. Foram ministradas centenas de aulas de golfe para os os 650 participantes da 14ª edição do evento desenvolvido pelo programa de Educação do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Além do golfe, os visitantes puderam praticar outras 14 modalidades.

A programação intensa continua. No dia 6, o Golfe para a Vida participa do COB nas Comunidades na Vila Olímpica do Vidigal. No dia 7, é a vez da Vila Oímpica da Maré.

As aulas do Golfe para a Vida são ministradas com o uso de equipamentos de soft golf, que propiciam uma experiência lúdica do esporte – os tacos são de plástico e as bolas são maiores e mais macias.

O programa da CBG utiliza metodologia desenvolvida pelo PGAs of Europe, um dos parceiros da entidade no projeto junto com o R&A. O Golfe para a Vida já capacitou mais de 300 professores de Educação Física para ensinar a modalidade dentro de escolas, centros esportivos e vilas olímpicas de diversas capitais, como Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo, entre outras. Já tiveram um primeiro contato com o golfe mais de 60 mil crianças.

 

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf

Premiação 2019

Mapa do Site