Confederação Brasileira de Golfe

ABGS envia comitiva recorde para o Sul-Americano

29 de setembro de 2010

Conquistar mais títulos sul-americanos. Esse é o objetivo da comitiva da Associação Brasileira de Golf Sênior (ABGS), que disputará de 4 a 8 de outubro o 32º Campeonato Sul-Americano de Golfe Sênior. Neste ano, a competição acontecerá nos campos Country Club de Bogota, Club Campestre Guaymaral, Club Campestre El Rancho e San Andres Club, localizados nos arredores de Bogota, na Colômbia.

A competição reunirá os principais golfistas seniores da América do Sul e premiará o campeão por equipe e individual do continente. “Trata-se de uma competição que tem por hábito ser histórica por onde passa”, declara Paulo Pacheco, presidente da ABGS.

A delegação brasileira na edição 2010 já tem a confirmação da participação de 48 cavalheiros e cerca de 10 damas, que viajam com pacotes da Golf Travel. Outros cinco jogadores ainda devem confirmar sua presença esta semana, superando os 60 atletas brasileiros em campo. Sêniores e pré-sêniores como Alfredo Larrea, Helcio Figueiredo, Hidemi Nagao, João Jacob Vontobel, José Rodrigues Neves, Osvaldir Benato, Peter Brinkmann e Paulo Pacheco são alguns dos nomes que irão compor o grupo brasileiro.

Para realizar o torneio, que será disputado por equipes e individual, a competição utilizará quatro campos, onde estarão divididas as categorias e modalidades.

Os acompanhantes da comitiva, cerca de 25 pessoas, farão passeios turísticos com destinos como centro histórico de Bogotá, Mont Serrat, Circuito das Igrejas, Museo do Oro e Museo das Esmeraldas. No sábado, dia 9 de outubro, acontecerá um passeio de todos os participantes à Catedral de Sal e um almoço da delegação no restaurante típico Andrés Carne de Res.

Histórico – Em 2009, a 31ª edição do torneio aconteceu também em quatro campos localizados nos arredores de Santiago, no Chile. Na ocasião, divididas em diferentes categorias, os jogadores brasileiros retornaram da disputa com uma série títulos importantes para o país.

Apenas para citar alguns dos resultados, o time brasileiro formado por Paulo Pacheco, Shin Kwang Hyun, Luiz Valenzuela e Airton Balabusch venceu a Copa Francisco Humphreys. Destaque também entre os jogadores com handicap até 14, com vitória do golfista Airton Antonio Balabusch, com 204 tacadas. Rubens Penteado venceu sua categoria com 119 pontos e ainda levou o título de campeão da categoria de 70 a 74 anos. Entre as damas, Hiramatsu Toshiko venceu a categoria stableford Gross, com 22 pontos,e Lucia da Silva Pupo venceu no net, com 35 pontos.

No ano anterior, a Bahia sediou a 30ª edição do torneio, num evento que entrou para a história do golfe sul-americano. Em uma semana, reuniu mais de 400 participantes de sete países, 292 deles golfistas, que jogaram nos campos da Costa do Sauípe e do Iberostar. Foram mais de 140 mil tacadas e 800 scorecards lançados e cerca de 80 troféus para a premiação, numa festa que marcou o golfe brasileiro. Os chilenos foram os grandes campeões do evento, conquistando a categoria principal por equipes. Os brasileiros foram campeões das copas Ricardo Rossi (hcp índex 0 a 15,2) e Ari Herzog (hcp 15,3 a 22,6), além de diversos prêmios individuais – Paulo Pacheco, por exemplo, venceu a categoria de handicap 0 a 16.

 

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site