Confederação Brasileira de Golfe

Agência Mundial Anti-doping abre sede em Montevideo, Uruguai

06 de dezembro de 2005

Montreal – A Agência Mundial Anti-doping (WADA-AMA), anunciou oficialmente que terá uma sede regional na América Latina, que estará localizada na cidade de Montevideo, capital do Uruguai.

"Estabelecer uma forte presença na América Latina é um passo significativo, além de uma luta global contra o doping no esporte", afirma o senhor David Howman, Diretor Geral de WADA-AMA. "É uma importante região disposta a trabalhar para libertar o esporte das drogas. Agora teremos a capacidade de trabalhar mais próximo dos governos e órgãos de apoio a fim de expandir a educação a cerca dos perigos e conseqüências que o uso de drogas trás ao esporte, assim como facilitar a implementação e cumprimento do Código Mundial Anti-doping. Documento que congrega as regras anti-doping em todos os esportes e países”.

A apresentação oficial acontece durante a reunião dos Ministros do Mercosul, que compreende a participação de 10 países sul-americanos. "Esta é uma perfeita oportunidade para lançar oficialmente a presença de WADA-AMA na América Latina", comentou Howman. "Reforça o compromisso tanto da WADA-AMA como da região para trabalhar conjuntamente para erradicar o doping no esporte, tratar temas pertinentes a saúde do atleta e nivelar o campo de jogo para todos os atletas do mundo".

Entre várias cidades que buscaram a oportunidade de acolher a sede, Montevideo foi a escolhida pelo Comitê Executivo da WADA-AMA em maio de 2005. “Estamos agradecidos com o governo do Uruguai e com as autoridades Esportivas pelo seu apoio a sede regional e estamos esperançosos que nosso trabalho em conjunto com todos os organismos de apoio da região”.

A sede fica no edifício World Trade Center em Montevideo, e estará em funcionamento no inicio de 2006 e será administrada por Diego Torres Villegas. É a quarta sede regional da WADA-AMA, unindo-se as sedes localizadas: Europa (Lausana, Suiça), Ásia / Oceania (Tokyo, Japón) e África (Cidade do Cabo, África do Sul). As sedes regionais são um elemento de ajuda para a WADA-AMA contra o doping no esporte, incrementando o entendimento e facilitando a implementação do Código em todos os países do globo terrestre.

O que é a WADA-AMA: A Agência Mundial Anti-dopimg (WADA-AMA) é uma organização nternacional independente criada em 1999 para promover, coordenar e monitorar a luta contra o doping no esporte em todas suas formas. A Agência esta composta e fundada igualmente pelo Movimento Esportivo e pelos Governos do mundo todo. Suas principais atividades incluem: investigação científica, educação, etc…

AVISO IMPORTANTE: Pela primeira vez em competições de golfe amador, no Mundial Amador por Equipes (Taça Eisenhower) a ser celebrado em 2006 na África do Sul, os jogadores serão sujeitos a testes de urina para detectar o uso de drogas proibidos em  conformidade com os procedimentos já adotados em outros esportes olímpicos. Esta prática tornar-se-á rotineira no Tour Europeu de Golfe a partir de 2007, mas por enquanto não existe previsão para adoção desta prática pelo PGA Tour nos Estados Unidos.

 

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site