Confederação Brasileira de Golfe

Álvaro Almeida é reeleito para mais dois anos a frente da CBG

26 de novembro de 2006
Álvaro Almeida foi reeleito presidente da Confederação Brasileira de Golfe em assembléia geral ordinária ocorrida na última quinta-feira. O mandato, segundo de Álvaro, começa em 1º de janeiro de 2007 e vai até 31 de dezembro de 2008.
 
Completam o quadro da CBG, os vice-presidentes José Joaquim Barbosa, Rachida Hadura Orra e Caio Ortiz. Albert Gauss será o quarto vice de Almeida.
 
A CBG
Em 1957, representantes do Royal & Ancient Golf Club of Saint Andrews – considerado o berço do golfe – e da United States Golf Association, reuniram-se em Washington para organizar o primeiro campeonato mundial por equipes. O Brasil foi convidado a participar através de Seymour G. Marvin, na época único brasileiro sócio de Saint Andrews.

Para garantir a participação do Brasil, Seymour criou no Rio de Janeiro, em 1958, com auxílio dos Drs. Oswaldo Aranha Filho e Carlos Borges, a ABG – Associação Brasileira de Golfe. Borges assumiu a presidência e Seymour foi o primeiro vice-presidente.

Em 1960, a ABG foi transferida para São Paulo, por ser o Estado com o maior número de campos. Nessa época, a ABG foi presidida por Júlio da Cruz Lima e era responsável pela organização das equipes que representavam o País, além da importação de tacos e bolas de golfe com isenção alfandegária, conforme a legislação vigente.

Após Júlio da Cruz Lima, a entidade foi presidida por Seymour Marvin, seguido por Jesse Rinehart Jr., que teve papel importante na alteração da ABG, em 1976, para a atual CBG – Confederação Brasileira de Golfe, com a criação da terceira Federação Estadual, no Rio de Janeiro, após a fusão dos Estados do Rio de Janeiro e Guanabara. A CBG passou a agregar as federações Paulista, Sul-riograndense e do Rio de Janeiro.

Jesse permaneceu na presidência até 1979, sucedido por Luiz Nardy, Hélio Andrade, Luiz Arthur Caselli Guimarães, Waldir Ribeiro de Lima, D. Eudes de Orleans e Bragança, Luiz Arthur Caselli Guimarães Filho, Pedro Cominese e Álvaro Almeida, presidente atual.

A CBG agrega atualmente sete federações:

1.  Federação Paulista de Golfe
2.  Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro
3.  Federação Paranaense de Golfe
4.  Federação Riograndense de Golfe
5.  FECONG – Federação Centro-Oeste / Nordeste de Golfe
6.  Federação Norte de Golfe
7.  Federação Pernambucana de Golfe
 

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site