Confederação Brasileira de Golfe

André Tourinho e Luciane Lee entre os líderes dos Jogos Sul-Americanos

06 de março de 2014

Os golfistas brasileiros Luciane Lee e André Tourinho estão entre os líderes dos Jogos Sul-Americanso no Chile. 

CLIQUE AQUI PARA ACOMPANHAR OS RESULTADOS

Integrando pela primeira vez a delegação do Comitê Olímpico Brasileiro e antecipando a emoção dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, o Brasil terá um time de golfistas de primeira linha, na décima edição dos Jogos Sul-Americanos, que acontece no campo de golfe do Clube de Polo San Cristobal, em Santiago, no Chile.

Até 15 de março, a golfista profissional Angela Park e os amadores Luciane Lee, André Tourinho e Luiz Jacintho, representarão o golfe nacional, integrando a delegação de mais de 500 atletas brasileiros que irão competir nas 43 modalidades esportivas durante o Sul-americano.

Angela Park volta para o golfe, após três anos afastada, e fará sua reestreia neste evento, que marca o início do circuito olímpico para o esporte. Angela tem uma sólida carreira pontuada por diversas conquistas e é a grande aposta para o golfe brasileiro: “Estou me preparando muito para o torneio, com o melhor de minhas habilidades. Sei que há muita expectativa para meu retorno e essa é minha grande motivação”, comenta a golfista.

Atuando como profissional desde 2006, Angela tem em seu currículo títulos como “Rookie of the Year”, em 2007 (novata do ano, em livre tradução), e excelentes resultados, nos torneios mais importantes mundialmente, como U.S. Womens Open, ficando entre as três melhores colocadas, por dois anos consecutivos, e o LPGA Championship, em que terminou na quinta colocação.

A amadora Luciane Lee, campeã brasileira de 2013, compete pela primeira vez, em um evento deste porte e conta com um histórico de excelentes posições em torneios internacionais, como o Campeonato Sudamericano Amateur de Golf, em Barraquilla, na Colômbia e mais recentemente em Córdoba, em que foi vencedora.

André Tourinho, campeão amador 2013 no Brasil e brasileiro melhor colocado no Ranking Mundial e Luis Jacintho, representarão a categoria masculina.

Chefe de equipe e coach do time no Sul-americano, Nico Barcellos, diretor técnico da Confederação Brasileira de Golfe, CBG, acredita na chance de medalhas e no potencial dos golfistas: “Temos técnica e garra para chegar ao pódio. Nossos atletas estão treinando muito e competindo com os melhores jogadores do mundo todo, a expectativa é grande”, comenta.

As condições e o local podem ajudar no bom desempenho dos atletas: ” O campo é relativamente curto e estreito no qual requer tacadas precisas do tee. Os greens são rápidos e ondulados. Creio que os scores serão bem baixos”, completa Nico.

Para Paulo Pacheco, presidente da CBG, o Brasil terá um grande time: “Tanto no feminino quanto no masculino, a competição será bastante dura, porém estamos certos que faremos uma grande participação. Os atletas estão tecnicamente preparados e comprometidos na obtenção de um grande resultado”, afirma Pacheco.

Os brasileiros enfrentarão atletas de mais nove países: as damas Martina Gavier e Victoria Tanco, da Argentina, Macarena Silva e Paz Echeverría, do Chile, Daniela Vargas e Maria Jose Uribe , da Colômbia, Julieta Granada e Sofia Garcia, do Paraguai, María Isabel Salinas e María Simone de Souza Aranda, do Peru e Ariadna Del Carmen Fonseca e Maria Andreina Merchan , da Venezuela.

No time masculino, Alan Wagner e Rafael Echeñique, da Argentina, Alejandro Meriles e Vittorio Eduardo, da Bolívia, Benjamín Alvarado, que foi campeão da etapa brasileira do Web.com Tour no ano passado, e Felipe Aguilar, do Chile, Alvaro Pinedo e Jose Manuel Garrido, da Colômbia, Fabrizio Zanotti e Marcos Ruiz, do Paraguai, Patricio Salem e Sebastián Salem, do Peru, Juan Alberto Alvarez e Juan Ignacio Lizarralde, do Uruguai e Alfredo Adrian e Otto Solis, da Venezuela.

O torneio será uma prévia para as Olimpíadas de 2016 e comemora o retorno do golfe como esporte olímpico, após 112 anos.

Confira aqui as saídas e os resultados.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site