Confederação Brasileira de Golfe

Anunciada as alterações às regras do Golfista Amador

14 de outubro de 2005

The Royal & Ancient Golf Club of St. Andrews (R&A), orgão responsável junto com a United States Golf Association (USGA) pela definição e atualização das regras de golfe, anuncia as alterações às regras do Estatuto do Golfista Amador

O R&A, anunciou recentemente as revisões do Estatuto do Golfista Amador, permitindo ao golfista amador a oportunidade de receber dinheiro por ministrar aulas de golfe e reduzindo o tempo de reintegração para os jogadores que violarem as Regras, mas que gostariam de voltar ao status de golfista amador. As mudanças e interpretações das regras valerão efetivamente a partir de 1° de janeiro de 2006.

A nova regra sobre instução permite, pela primeira vez, que um jogador amador possa ser remunerado por dar aulas de golfe desde que como parte de um “programa aprovado”. Em relação às novas regras de reintegração, o tempo de espera diminui para um jogador amador que violou o Estatuto e quer voltar ao seu status de amador. A nova orientação de entre um a dois anos equipara-se aos períodos de espera dos jogadores profissionais que querem retornar ao status de amador.

Estas são as principais mudanças do Estatuto do Golfista Amador do R&A que junto com o livro de Decisões do Golfista Amador sofreram várias mudanças após uma ampla revisão durante dois anos. As associações do mundo inteiro, filiadas ao R&A, participaram na revisão e o R&A e a USGA trabalharam em conjunto desde o início até o ao fim do trabalho. A decisão da USGA de fazer mudanças equivalentes em seu Código do Amador e permitir que os jogadores amadores dos Estados Unidos recebam pelas despesas em campeonatos individuais (que já é permitido sob as regras do R&A por vários anos) significa que os respectivos Códigos Amadores, do R&A e da USGA estão mais alinhados do que nunca.

Os dois códigos divergem em apenas um assunto – prêmios para hole-in-one. No novo código do R&A, a aceitação de um prêmio maior que o estipulado continua sendo uma violação das regras, mas o período de punição está bastante reduzido. O novo código da USGA permitirá aos jogadores aceitar prêmios para hole-in-one de qualquer valor. Isto significa que no Brasil, onde a Confederação Brasileira de Golfe está afiliada ao R&A, os prêmios para “hole-in-one” permanecem limitados ao equivalente em moeda nacional de US$750.

Comentando sobre as mudanças, o Sr. David Rickman, diretor de regras e padrões de equipamentos do R&A disse: “Eu acredito que a nova regra sobre instrução irá ajudar no desenvolvimento mundial do jogo, trazendo ensinamentos de golfe para áreas remotas onde aulas de profissionais nem sempre estão disponíveis. O R&A e a USGA fizeram excelente progresso em direção a um único código para golfistas amadores do mundo inteiro”.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site