Confederação Brasileira de Golfe

Bahia recebe Fam Tour internacional com alegria e profissionalismo

17 de setembro de 2008

Oito dias de muito sol, muito golfe e paisagens de tirar o fôlego. Assim foi a passagem da Caravana Brasil pelos maravilhosos campos e resorts da Bahia. A ação, promovida pelo Bureau Brasileiro de Turismo de Golfe (BBTG), braço da Confederação Brasileira de Golfe (CBG), em parceria com a Embratur, teve como objetivo apresentar os principais destinos brasileiros ligados ao esporte para operadores de turismo e jornalistas latino-americanos.
 
O roteiro de viagem, que teve início no último dia 6 de setembro, visitou empreendimentos como o Terravista Golf Course, o Club Med, a Costa do Sauípe, o Iberostar e o Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba, na Bahia. Além dos resorts e campos, os operadores ainda puderam conhecer a exuberante cidade de Salvador, sempre com o apoio e acompanhamento da Federação Baiana de Golfe e da Bahiatursa.
 
Entre a lista de convidados estiveram presentes executivos importantes do mercado de turismo e formadores de opinião de países como Colômbia, Argentina, Uruguai e Peru. A programação foi intensa e os convidados da imprensa, por exemplo, não pouparam elogios em relação aos empreendimentos turísticos da Bahia. "Nessa caravana tivemos gratas surpresas. Descobrimos campos maravilhosos e boa estrutura turística", comenta Carlos Alberto Villavicencio, gerente comercial da Revista GolfNews, em Buenos Aires, Argentina.
 
Já os representantes do trade de turismo também assinaram embaixo quando o assunto era enaltecer a iniciativa realizada pelas duas instituições. "É, sem dúvidas, o primeiro passo de um caminho promissor. O Brasil tem muito potencial com destinos para atender todos os segmentos de turismo de golfe combinando resorts, praias, negócios e atrações para toda a família do golfista", analisa Liliana Tolosa, gerente comercial da Thesys Tour Operator, da Argentina.
 
Como não poderia deixar de ser, tantas conclusões positivas renderam previsões otimistas entre os representantes da Embratur. "Essa primeira Caravana Brasil foi um sucesso. Os participantes ficaram muito empolgados. Isso significa que o Brasil tem grandes possibilidades de geração de negócios no turismo de golfe", comemora Fátima de Paula Pinto, chefe de divisão do escritório da América do Sul da Embratur. "A idéia agora é levar um técnico especialista em golfe para realizar um seminário de capacitação na Argentina", adianta.
 
Na Bahia, a Caravana Brasil teve o apoio da TAM, TAM Viagens, Federação Baiana de Golfe, Bahiatursa, Club Med Village Trancoso, Terravista Golf Course, Iberostar Bahia, Praia do Forte Golfe Course, Costa do Sauípe Golfe & Spa, Costa do Sauípe Golf Links, Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba e Comandatuba Ocean Course. 
  
Para os próximos meses, deverão ocorrer mais duas ações parecidas: uma voltada para o mercado europeu e outra destinada aos operadores norte-americanos. "A Bahia é um grande potencial para se tornar um dos maiores destinos turísticos para golfistas do mundo a médio e longo prazo", diz Luiz Cingolani, presidente da Federação Baiana de Golfe.
 
Sobre o BBTG – O Bureau Brasileiro de Turismo de Golfe é um braço da Confederação Brasileira de Golfe para o desenvolvimento do turismo de golfe no Brasil. Criado em 2003, o Bureau congrega os campos de golfe de turismo, resorts, hotéis, operadoras de turismo de golfe, companhias aéreas e empresas prestadoras de serviço nesta área. O objetivo é impulsionar o turismo de golfe no Brasil através de incentivos e divulgação. O Bureau serve como a principal ponte de comunicação entre golfistas, empreendimentos e operadoras, ao representar seus interesses, criando oportunidade de negócios. Outra função é democratizar e facilitar o acesso às informações sobre seus filiados, otimizando a divulgação dos produtos oferecidos. O BBTG mantém um convênio com a Embratur para o desenvolvimento do turismo de golfe no país.
 
Sobre a Caravana Brasil – Alinhada com as estratégias de promoção do Brasil no exterior, a Caravana Brasil tem o formato de uma viagem de familiarização, sendo seu conteúdo mais amplo, já que é possível, além de apresentar aos operadores de turismo internacional diversos destinos turísticos brasileiros em uma mesma viagem, conhecer e entrar em contato com os agentes e instituições do turismo local através de produtivos encontros de negócios. O objetivo do projeto é aumentar a cesta de produtos brasileiros oferecidos no exterior. A Caravana sempre visita novos destinos e explora regiões até então pouco visitadas, porém estruturadas para o turismo. Ela também aumenta o número de operadores de turismo que atuam efetivamente na cadeia de distribuição no exterior. A Caravana está consolidada como projeto de sucesso. Ao longo de 6 anos (2003 – 2008), transportou cerca de 900 pessoas, entre operadores e jornalistas.

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