Confederação Brasileira de Golfe

Bahia sedia III Encontro do Golfe Brasileiro

10 de maio de 2002

A Confederação Brasileira de Golfe anunciou para os dias 20 a 23 de junho a realização do III Encontro do Golfe Brasileiro, no Hotel Transamérica em Comandatuba (BA). O evento tem por objetivo a elaboração da “Carta de Comandatuba”, documento que norteará o desenvolvimento do esporte nos próximos anos.

“Queremos reunir todos os segmentos interessados em contribuir para a evolução positiva do golfe brasileiro”, explica Luiz Arthur Caselli Guimarães Filho, presidente da CBG. “O esporte teve grande desenvolvimento com a realização das edições anteriores em Itu e Gramado. O momento é propício a novas idéias e projetos pela grande expansão vivenciada pelo golfe em todo o país, e o evento é a ocasião ideal para que as pessoas que efetivamente tenham vontade de mudar alguma coisa e ajudar o desenvolvimento do golfe se manifestem”.

LUIZ ARTHUR FALA SOBRE O EVENTO

Qual a importância do III Encontro do Golfe Brasileiro?
É uma oportunidade importante para estabelecimento de novas metas e avaliar o trabalho desenvolvido desde Gramado, com reflexão acerca dos programas e condutas da CBG e federações. O golfe está em franca expansão, é importante que tenhamos a exata compreensão do que estamos vivenciando e o que queremos alcançar. Também procuramos expandir nossa base de dirigentes e voluntários auxiliando o crescimento do esporte no país, e estamos cumprindo a meta de reduzir o prazo de realização do evento para dois anos.

Que benefícios esses encontros têm trazido para o esporte?
Eles fogem da esfera de diretorias e entidades, permitindo ampliar a visão global do esporte com a participação democrática de pessoas que possam contribuir significativamente com novos projetos e idéias.

Como são analisados e desenvolvidos os temas debatidos?
Encaramos como se fosse um plano plurianual e partimos para as leis de diretrizes, analisando com a diretoria da CGB e das federações os projetos viáveis a curto, médio e longo prazos. Depois estabelecemos as medidas práticas para a realização das metas que foram traçadas.

Tecnicamente, quais as principais contribuições originadas pelo evento?
Posso citar várias, em termos da expansão, divulgação, projetos e chegada de novos patrocinadores, com as medidas tomadas para permitir maior retorno aos patrocínios. Entre as metas já cumpridas, estão a iniciação de novos praticantes com empreendimentos como o Kaiser em São Paulo, o Porto Alegre, já inaugurado e funcionando, e o Pinheirão em Curitiba. Diversos clubes também reduziram os green fees facilitando a prática do esporte. Realizamos a Copa dos Campeões, houve o fortalecimento da categoria dos profissionais através do Diners Tour, outra meta traçada em Gramado, enfim, várias iniciativas se tornaram realidade. Outras demoram mais tempo e dependem do momento econômico e recursos, mas verificamos que todas as Federações e a Confederação estão empenhadas em alcançar as metas que foram definidas.

Por que Comandatuba?
A meta é levar o golfe a todos os Estados do Brasil. Começamos em São Paulo, com Itu, o Estado mais forte, partimos para Gramado – o sul sempre se mostrou pródigo no surgimento de golfistas de expressão – e chegamos ao norte/nordeste, região em franco desenvolvimento com diversos empreendimentos de porte. Comandatuba reúne total condição de infra-estrutura para sediar eventos, é um ponto de grande atração turística e certamente contribuirá com novos valores para o esporte.

Como os participantes devem se preparar para o Encontro?
É importante que as pessoas identifiquem e tenham em mente os pontos que queiram abordar para que possamos ganhar tempo e acelerar o desenvolvimento dos projetos, sejam idéias que possam ser melhoradas, projetos inovadores ou indicação de problemas e soluções para o esporte.

COMO PARTICIPAR

“O III Encontro do Golfe Brasileiro tem como público alvo dirigentes de clubes e federações, entidades públicas e privadas ligadas ao esporte, representantes da mídia, patrocinadores e golfistas amadores e profissionais. O evento tem o patrocínio da Embratel e atividades como fórum de debates, palestras e exposição de fornecedores ligados ao esporte, além de um torneio de integração em 36 buracos”, explica o diretor de marketing da CBG, Paulo Goulart.

As inscrições e reservas deverão ser efetuadas diretamente na Confederação Brasileira de Golfe, pelo telefone (0xx11) 3168-4366, com Angélica ou Gabriela.

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