Confederação Brasileira de Golfe

Brasil começa bem a seletiva para o Mundial

06 de outubro de 2005

No primeiro dos quatro dias de duração do Paradise Village Nations Cup, os brasileiros Philippe Gasnier e Alex Rocha (foto) se saíram bem, chegando ao quarto lugar, com duas tacadas de diferença para os líderes venezuelanos. Desde 2002, o El Tigre Club de Golf, em Vallarta Nayarit, no México, abre seu campo para o torneio de qualificação para a Copa do Mundo de Golfe. Venezuela, Chile e México são os campeões das edições anteriores da Nations Cup.

O evento reúne 17 equipes que brigam por três vagas no Mundial, a ser disputado por 24 países, de 17 a 20 de novembro, em Portugal. A seletiva é jogada no mesmo formato da Copa do Mundo: modalidade fourball no primeiro e terceiro dia, quando vale o melhor resultado da dupla, e foursome no segundo e quarto, quando os dois parceiros jogam a mesma bola em tacadas alternadas.

Carlos Larrain e Manuel Bermudez, da Venezuela, anotaram 62 gross (-9) na primeira seção de fourball e lideram com uma tacada de vantagem. O experiente Larrain foi campeão da 1a. Copa das Nações, em 2002.

A Colômbia, de Eduardo Herrera e Diego Vanegas, divide o segundo posto com o Chile, de Felipe Aguilar e Mark Tullo, com 63.

O Brasil, que não consegue classificação para o Mundial desde 1998, aparece ao lado de Porto Rico logo atrás, com 64. A disputa está embolada, pois só três tacadas separam os sete primeiros colocados. Canadá e Suíça estão com 65. Jogando em casa, o México, atual campeão, iniciou apenas no décimo lugar, com 68.

Antes da abertura da competição, o carioca Gasnier e o paulistano Rocha falaram ao site da CBG. “Foi importantíssima nossa vinda para o México uma semana antes do torneio. Tivemos tempo para marcar o campo inteiro e montar todas as estratégias possíveis. Estamos muito bem entrosados”, afirma Gasnier, o primeiro do Ranking da PGA do Brasil, mesmo residindo nos Estados Unidos. “Não posso dizer que somos o melhor time, mas, com certeza, somos o mais bem preparado.”

Rocha, que atua no Canadian Tour, abordou a modalidade foursome, que será jogada nesta quinta-feira (dia 6) e domingo. “Estivemos treinando tacadas alternadas nos últimos três dias e já sabemos muito bem que tipo de tacada daremos”, explica. “O El Tigre é um campo parecido aos da Flórida, com bancas e lagoas espalhadas pelo campo. Já o conhecemos muito bem nesse momento”, completa.

Na rodada de abertura, a dupla de Bahamas foi desclassificada por cometer, involuntariamente, infração relacionada ao carrinho de golfe. Dessa forma, ficam reduzidos a 16 o número de times que iniciam a primeira seção de foursome a partir das 8h30 (horário local).

Veja abaixo a relação das duplas concorrentes:

BERMUDAS: Michael Sims e Dwayne Pearman
BRASIL: Philippe Gasnier e Alex Rocha
CANADÁ: Craig Taylor e Stuart Anderson
CHILE: Mark Tullo e Felipe Aguilar
COLÔMBIA: Eduardo Herrera e Diego Vanegas
COSTA RICA: Alejandro Duque e Juan Marin
GUATEMALA: Alejandro Villavicencio e Jorge Gonzales
ISRAEL: Itamar Cohen e Oren Geri
JAMAICA: Peter Horrobin e Brian Green
MÉXICO: Pablo Del Olmo e Alex Quiroz
PERU: Arturo Zamora e Cornelio Diaz
PORTO RICO: Wilfredo Morales e Yoyo Rosario
SÉRVIA E MONTENEGRO: Igor Milicic e Stefan Vasovic
SUIÇA: Alexandre Chopard e Robert Wiederkehr
URUGUAI: Diego Perez e Jorge Libindo
VENEZUELA: Carlos Larrain e Manuel Bermudez

A Copa das Nações é organizada pelo Tour das Américas em nome do PGA Tour. O site oficial do evento é www.tourdelasamericas.com .

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site