Confederação Brasileira de Golfe

Brasil em 6º lugar

09 de outubro de 2008

A equipe feminina brasileira escalada pela Confederação Brasileira de Golfe para disputar o World Amateur Team Championship, o campeonato mundial de golfe que acontece na Austrália, continua surpreendendo. Na segunda rodada, disputada nesta quinta-feira, a equipe formada por Patrícia Carvalho (PR), Karina Palmberg (SP) e Mariana de Biase (RJ) caiu da 4ª para a 6ª posição. A boa notícia é que Patricia agora ocupa a 6ª colocação individual.

Passada metade da competição, o time está empatado com o Canadá, com 295 tacadas no total (+5). Quem lidera são as suecas, que somam 275 (-15), seguidas pelas espanholas (283), sul-africanas (290), holandesas (292) e japonesas (293). A apenas uma tacada das brasileiras estão os tradicionais times dos EUA e da Inglaterra, com 296 tacadas.

O destaque do time brasileiro na segunda rodada foi a paranaense Patrícia Carvalho, atual número 1 do ranking. Com birdies nos buracos 3, 4, 12 e 18, Patrícia marcou 69 tacadas e agora soma 144, o que a levou da 22ª para a 6ª posição no ranking individual do torneio. Ela está empatada com a escocesa Krystle Caithness e com a sueca Pernilla Linderberg. A líder é a sueca Carloine Hedwall, com 137 tacadas, ou impressionantes 8 abaixo do par.

Mariana de Biase jogou 77 (+5) na segunda rodada e caiu da 10ª para a 30ª posição individual , enquanto Karina Palmberg jogou 91 e ocupa o 139ª lugar. A equipe brasileira, que é capitaneada por Vicky Whyte, presidente da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro, volta nesta sexta-feira ao East Course do Grange Golf Club, um par 73 de 6260 jardas, para a terceira e penúltima rodada do torneio.

A melhor classificação de um time brasileiro na competição foi em 1976, quando Laura Maria dos Santos, Maria Alice Gonzalez e Elisabeth Noronha terminaram em 3º lugar no Algarve, em Portugual. Entre os homens, a melhor colocação também foi um terceiro lugar, em 1974, obtido por Jaime Gonzalez, Ricardo Rossi, Priscillo Diniz e Rafael Navarro na República Dominicana.

A disputa feminina do World Amateur Team Championship segue até o dia 11. As competidoras lutam pelo Troféu Espírito Santo. No dia 12, começam os treinos das equipes masculinas. As quatro rodadas da competição masculina acontecem entre os dias 16 e 19. O Brasil será representado pelo gaúcho Felipe Lessa, atual campeão brasileiro e primeiro do ranking, pelo paulista Pedro da Costa Lima, segundo do ranking, e Máximo Kopp, do Paraná, que terminou em 13º lugar na disputa individual no torneio de 2006 e foi a escolha técnica da CBG. O capitão do time é Mario Gonzalez Filho.

O time brasileiro tem o apoio da Puma e veste o uniforme completo de jogo e sapatos da marca durante a disputa. A equipe também conta com o apoio da Rodobens.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site