Confederação Brasileira de Golfe

Brasil ganha prêmio inédito de golfe na Espanha

20 de novembro de 2009

O Brasil recebeu nesta quinta-feira dia 19 o prêmio de Undiscovered Golf Destination of the Year 2010 durante o jantar IAGTO Awards, que encerrou a International Golf Travel Market (IGTM), principal feira de turismo de golfe do mundo. O prêmio, concedido à revelação do ano na área, é um dos mais importantes do setor e demonstra o potencial do turismo de golfe brasileiro.

A conquista foi suada: o Brasil concorreu com outros 20 países, entre eles Alemanha, Costa Rica, Índia e Suíça. O prêmio vai ajudar a alavancar ainda mais o turismo de golfe no Brasil. O esporte, segundo a Confederação Brasileira de Golfe, está em franco crescimento e é de se esperar um boom no golfe brasileiro para os próximos anos, principalmente com a realização das Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro, quando a modalidade vai voltar aos Jogos depois de 112 anos.

O prêmio de Destino de Golfe Revelação do Ano, simbolizado por um troféu de cristal, é resultado da escolha de 100 jornalistas, de 25 países, especializados no segmento. A eleição é organizada pela International Golf Travel Writers Association (IGTWA). Entre os critérios, considera-se a qualidade das instalações, estrutura, atrativos da região, clima e hospitalidade, além do custo. A IGTM, evento que foi encerrado com a entrega do prêmio, é realizado pela IAGTO (Associação Internacional dos Operadores de Turismo de Golfe), entidade que reúne mais de 300 especialistas no assunto distribuídos em 48 países.

Estiveram presentes no evento representando o Brasil as operadoras TAM Viagens, Nascimento Turismo, Team Tours, Golf Travel e Golf Corporate Brazil que, junto com a Golf Tur, são associadas da IAGTO no Brasil.

A premiação é fruto de um trabalho intenso desenvolvido pelo Bureau Nacional de Turismo de Golfe, entidade ligada à Confederação Brasileira de Golfe que reúne operadores, campos de golfe, hotéis e companhias aéreas, em parceria com a Embratur. Essa parceria entre as entidades, governo e empresas vem promovendo o País como destino internacional para a prática do golfe. A meta, segundo a Embratur, é tornar o País referência mundial do turismo de golfe, modalidade esportiva, aliás, que fará parte do Programa Olímpico a partir dos Jogos de 2016, no Rio de Janeiro.

“Não poderíamos ter notícia melhor para encerrar um ano repleto de notícias excelentes”, diz Rachid Orra, presidente da CBG. “É com muita satisfação que vejo o golfe brasileiro colher frutos de sementes que começaram a ser plantadas há alguns anos”, completa.

“A escolha do Brasil como destino revelação, feita por jornalistas especializados em golfe, é um reconhecimento do trabalho realizado nos últimos anos, de profissionalização deste nicho, construção de novos campos de nível internacional no País e da promoção de destinos brasileiros entre operadores turísticos e imprensa especializada”, disse a presidente da Embratur, Jeanine Pires. “Estamos muito satisfeitos com o prêmio, que só nos incentiva a incrementar ainda mais a divulgação do Brasil como destino mundial para a prática de golfe”.

O turismo de golfe movimenta no mundo anualmente US$ 30 bilhões, gerados por aproximadamente 15 milhões de jogadores que viajam para praticar ao menos uma vez por ano. Ainda não há estimativas de quanto o turismo de golfe gera de receita no País. De acordo com a IAGTO, o turista-golfista gasta de 50% a 100% a mais do que o turista convencional. O segmento atrai um turista com renda anual superior a US$ 45 mil e predisposição a pagar diárias acima de US$ 500.
 

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