Confederação Brasileira de Golfe

Brasil termina na 5ª e 6ª colocações na Los Andes

15 de novembro de 2008

CONFIRA AQUI OS RESULTADOS FINAIS DA DISPUTA

A Argentina foi a campeã do LXIII Campeonato Sul-americano de Golfe por Equipes – Copa Los Andes, que foi disputado no Uruguai. O Brasil terminou em quinto lugar (masculino) e sexto lugar (feminino).

O time formado por Felipe Lessa, Daniel Stapff, Roberto Gomez, Rafael Becker e Felipe Navarro perdeu para o Peru por 8 a 4 e venceu a Venezuela por 8 a 4, garantindo assim 2 pontos. Com um total de 8 pontos na competição, terminou isolado em quinto lugar, atrás da campeã Argentina (15 pontos), da Colômbia (13), do Peru (10) e dos anfitriões uruguaios (9). O capitão da equipe foi o gaúcho Octavio Villar.

Já a equipe formada por Karina Palmberg, Nathalie Silva, Ana Maria Guimarães, Isadora Stapff e Petra Bogoslavsky venceu as bolivianas por 9 a 3, mas perdeu para as peruanas por 7 a 5. Com 2 pontos na última rodada, subiu da sétima para a sexta colocação, atrás da campeã Argentina (14 pontos), Chile (também com 14 pontos, mas que perdeu pelos critérios de desempate), Colômbia (13), Peru (9) e Paraguai (7). A capitã da equipe foi a paulista Lucia Guilger.

Tanto a equipe feminina quanto a masculina da Bolívia estão fora da próxima Copa Los Andes, já que terminaram em último lugar. 

Formato – A Copa Los Andes é uma disputa de match play de 36 buracos diários. Cada equipe enfrenta diariamente dois países, com duas partidas de duplas pela manhã e quatro individuais à tarde. Cada partida distribui 2 pontos ao ganhador, 1 ponto em caso de empate e nenhum em caso de derrota – esses são os chamados “pontos pequenos”. A cada dia, portanto, estão em jogo 12 pontos pequenos. A equipe que soma pelo menos 7 pontos pequenos no dia ganha 2 pontos grande; quem faz 6 pontos pequenos na rodada (ou seja, quem empata) ganha apenas 1 ponto grande; quem perde não ganha nenhum ponto grande.

Cada uma das nações sedia o campeonato a cada dez anos. A última vez que o Brasil foi o palco da competição foi em 2002, quando a delegação brasileira venceu nas duas categorias no Gavea Golf & Country Club, no Rio de Janeiro. Foi também a última vitória brasileira no torneio. No total, o time masculino brasileiro levou o troféu para casa 7 vezes e o feminino, 10.

O torneio contou com o patrocínio de Clariden Leu, VISA, Rolex, Titleist, Cantegril Country Club, Mercedes Benz, Uruguay Natural, Municipio de Maldonado, Autolíder Uruguay SA, Helados Oasis, Vinos del Uruguay, Johnnie Walker, Chandon y Castillo Viejo, Golf Channel, Rincón del Este, Nativa, Coca Cola, Carnes del Uruguay e Cipriani.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site