Confederação Brasileira de Golfe

Campeões nos detalhes

15 de julho de 2005

As seleções de Rio Grande do Sul e São Paulo protagonizaram uma disputa digna de final de campeonato, nesta sexta-feira (dia 15), no 12o. Torneio Interfederações Juvenil – Taça Jesse Stanley Rinehart Jr.. Duas, é verdade, pois tanto na categoria masculina como feminina, as equipes dos dois estados terminaram empatadas na frente. No critério de desempate (pontos pequenos), o título pendeu para os garotos da Seleção Gaúcha e para as meninas da Seleção Paulista (na fotos, as duas equipes).

Além da qualidade e da vontade dos jogadores, o clima na capital gaúcha acabou contribuindo para o sucesso da competição. Durante os três dias de disputa, o “céu de brigadeiro”, como dizem os gaúchos, imperou sobre o campo do Porto Alegre Country Club.

No primeiro confronto do masculino, Rio Grande do Sul venceu FECONG por 12 a 0 e ficou na expectativa para os dois jogos de São Paulo. “No começo, achamos que São Paulo tinha mais chance de ganhar. Ficamos na torcida para que Rio de Janeiro e Paraná tirassem pontos deles”, diz Fernando Guimarães (na foto, o segundo sentado da esquerda para a direita), atleta gaúcho do Belém Novo Golf Club.

Em seus jogos, São Paulo ganhou dos paranaenses por 10 a 2 e dos fluminenses por 8 a 4, ficando com 7 pontos, ao lado do Rio Grande do Sul. “A união da equipe fez a diferença. Demonstramos muita raça também” explica Fernando, golfista júnior de 21 anos que faz sua despedida do já tradicional torneio. “Foi emocionante ver a vontade dessa gurizada. Me senti velho”, diz brincando depois da conquista de seu terceiro título na competição. No total, são cinco vitórias dos gaúchos na categoria masculina.

O 12o. Interfederações Juvenil foi importante como preparação para o 75o. Campeonato Amador de Golfe do Brasil, que terá como palco o Porto Alegre do dia 28 a 31. “Venho para ganhar”, afirma o jogador que foi terceiro em 2004 e vê no também gaúcho Daniel Dias seu principal adversário.

Na terceira colocação, ficou Rio de Janeiro com 2 pontos. Paraná e FECONG terminaram com 1 ponto cada. A Seleção Gaúcha é composta por Maurício Cunha, Felipe Lessa, Eduardo Farinha, Glauco Righi, Fernando Guimarães e o capitão Eduardo Rodrigues.

Feminino

A exemplo do que aconteceu na categoria masculina, Rio Grande do Sul e São Paulo também empataram no final, com 5 pontos. Só que, dessa vez, os pontos pequenos acabaram ajudando as paulistas a vencerem o torneio.

Enquanto as gaúchas bateram as paranaenses, as paulistas fizeram sua parte contra as fluminenses. A FECONG, que organizará a competição em 2006, não levou time feminino a Porto Alegre.

“Todos os pontos foram muito disputados, buraco a buraco. No final, os detalhes acabaram decidindo e São Paulo mereceu a conquista”, avalia a diretora para golfe feminino, Maria de Lourdes Verlangieri. Em terceiro lugar, ficou o Paraná com 2 pontos, e em quarto, o Rio de Janeiro sem nenhum.

A Seleção Paulista foi formada por Cecília Kleinert, Carla Ziliotto, Lívia Amado e a capitã Érica Kiyota, diretora juvenil da FPG.

Tour Juvenil

Os juvenis vão continuar no foco das atenções na próxima semana. Dia 21, tem início a quarta etapa do Tour Nacional de Golfe Juvenil, no São Paulo Golf Club, capital paulista. A competição terá validade pelo ranking nacional Pré-Juvenil e Juvenil e será realizada paralelamente ao 3o. Campeonato de Inverno Juvenil do Estado de São Paulo.

Uma das novidades é que o torneio será disputado no sistema stroke play em 54 buracos e não mais em 36. As inscrições já foram encerradas.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site