Confederação Brasileira de Golfe

CBG divulga lista de convocados para a Copa Los Andes

20 de outubro de 2005

Sai a lista de convocados para a Copa Los Andes – Campeonato Sul-Americano de Golfe, a realizar-se na cidade de Guayaquil, Equador, entre os dias 21 e 27 de novembro de 2005.

A equipe brasileira feminina será formada por: Patrícia Carvalho (PR), Ruriko Nakamura (SP), Cecília Kleinert (SP), Carla Ziliotto (SP) (foto) e Mariana De Biase (RJ). Já a masculina: Octavio Villar (RS), Leonardo Marengo (SP), Fernando Guimarães (RS), Roberto Gomez (SP) e Rogério Bernardo (SP)

A Copa Los Andes, um dos mais importantes eventos do calendário mundial de golfe, surgiu no início da década de 40, por sugestão do arquiteto chileno, Eduardo Costabal Zegers, capitão e presidente do Comitê de Handicaps do Club de Golf Los Leones, de Santiago, Chile.

Apaixonado pelo esporte, ele propôs a um grupo de amigos do clube a criação de um torneio internacional que deveria ser um elo entre os países sul-americanos. Com a ajuda de alguns jogadores do Los Leones e do Prince of Wales Country Club, clubes que organizavam os principais campeonatos do país, foi criado um regulamento para o campeonato e iniciado o convite a jogadores estrangeiros de destaque, principalmente argentinos.

Assim, essa temporada internacional ganhou inicialmente o nome de “Campeonato de Golf de Chile”. Entre esses torneios figurava a proposta para uma competição mais amistosa entre amadores dos dois países e de hcps iguais, que poderia ser considerado como o embrião da futura Copa Los Andes.

Esse torneio inspirou Eduardo Costabal Zegers, a pensar em uma competição mais ambiciosa e, no início de 1942, ele lançou a idéia aos diretores do Los Leones de um campeonato sul-americano de golfe para amadores. Para a época a idéia era boa, mas pouco viável, pois o mundo estava em guerra, o que tornava a comunicação entre países lenta, cara e insegura. No esporte, só o futebol realizava torneios sul-americanos. O golfe tinha tradição, mas em muitos lugares não escapava de círculos reduzidos ou da influência de ingleses e norte-americanos.

Costabal, mesmo ciente disso tudo, levou a idéia adiante. O nome Copa Los Andes também foi idéia dele. Para ele, a cordilheira dos Andes servia de estrutura comum a todo o continente, funcionando como a espinha dorsal da América Latina e poderia ser também a estrutura que unificaria o golfe amador do continente.

A primeira edição só veio a acontecer em dezembro de 1944 no Los Leones, em Santiago, com jogadores da Argentina e do Chile, ficando o título “em casa”. No ano seguinte a competição não aconteceu devido a problemas políticos na Argentina. A partir de 1946, porém, passou a ser realizada todos os anos, somente não acontecendo em 1960.

Em 1954, foi disputada pela primeira vez a categoria feminina com jogadoras brasileiras e chilenas. O Brasil disputou a Copa Los Andes pela primeira vez em 1950, na Argentina, e por sete vezes foi campeão: em 1954, quando sediou pela primeira vez o evento, no São Paulo Golf Club (SPGC); 1972, também no SPGC; 1975, em Quito; no SPGC; 1988, em Montevidéu; em 1995, mais uma vez em Quito, e em 2002 no Gávea Golf & Country Club, Rio de Janeiro. As duas equipes brasileiras (masculina e feminina) foram as campeãs, e eram representadas por:

MASCULINA
Felipe Lessa
Philippe Gasnier
Octavio Villar
Roberto Gomez
Rodrigo Lacerda Soares Filho
Capitão: Marco Ruberti

FEMININA
Victoria Meyer
Patrícia Carvalho
Cristina Baldi
Maria Priscila Iida
Ruriko Nakamura
Capitã: Lucilia Davis

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site