Confederação Brasileira de Golfe

Clube de Campo de São Paulo recebe os melhores do Brasil

18 de agosto de 2005

Localizado em uma das áreas mais preservadas da capital paulista, às margens da represa de Guarapiranga, o Clube de Campo de São Paulo será o foco das atenções do golfe nacional neste fim de semana.

É nele que acontece a terceira maior competição do Brasil, o Aberto do Estado de São Paulo em sua 56a. edição. Depois de treinarem durante dois dias, os competidores iniciam, a partir das 6h40 desta sexta-feira (dia 19), a busca pelo título do tradicional torneio. As mulheres entram em campo a partir das 11h27.

Em seus 67 anos de história, o Clube de Campo acostumou-se a sediar grandes campeonatos, como o próprio Aberto do Estado em diversas edições. Por isso, não é novidade que seu campo esteja em estado impecável.

Com 6.348 jardas, ele é relativamente curto e também montanhoso, com muitas subidas e descidas. “Pelo fato de estar em um terreno cheio de inclinações, o campo exige tacadas e posicionamentos diferentes. O jogador precisa adotar posturas bem específicas para cada momento do jogo”, explica Roberto Gomez (foto), que há 33 anos joga no Clube. Ou seja, desde que iniciou no golfe, levado ao Clube pelo seu pai.

Gomez é o maior campeão do Aberto, com seis títulos (84, 86, 91, 94, 98 e 02). Se depender de sua intimidade com o campo, está bem próximo do sétimo. “Sempre ajuda conhecer bem o campo, mas não é o suficiente”, discorda. O tetracampeão brasileiro confessa que não está num ritmo forte de treino, jogando apenas nos fins de semana.

Além de Gomez, o Clube de Campo tem outros fortes concorrentes no Aberto, como Joakim Thrane (segundo do ranking paulista), Cecília Kleinert, a Kinha (segunda do ranking nacional amador), e Lucia Maria Guilger (quinta no ranking paulista).

Válido pelos rankings nacional e paulista adultos, os melhores do Brasil estão na disputa. Leonardo Marengo (SP), Máximo Kopp (PR), Alessandro Fabietti (SP), João Paulo Albuquerque (PR), Rogério Bernardo (SP), Octávio Villar (RS) e o campeão brasileiro Gonzalo Berlin são alguns deles.

Entre as mulheres, marcam presença a tricampeã brasileira Patrícia Carvalho (PR), Ruriko Nakamura (SP), Lívia Amado (SP), Isadora Stapff (PR), Rosa Fernandes (SP) e já citada Kinha.

É bom também ficar de olho na performance dos seis convocados da Seleção Brasileira para o Sul-Americano Pré-Juvenil. Daniel Stapff (PR), Luis Gama (SP), André Tourinho (RJ), Karina Palmberg (SP), Daniela Murray (SP) e Larissa Rocha Pombo (PR) jogam sua última competição antes de embarcar para a Colômbia no dia 28.

A modalidade do Aberto é stroke play em 54 buracos, com disputa nas categorias scratch, hcp até 9 e hcp 10-15 entre homens, e scratch e hcp até 15 entre mulheres.

Em 2004, Kopp e Mariana de Biase, do Rio de Janeiro, foram os campeões scratch, com Marengo e Ruriko conquistando os vice-campeonatos.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site