Confederação Brasileira de Golfe

Começa hoje o 76º Campeonato Amador de Golfe do Brasil

19 de julho de 2006
Começa hoje e vai até o próximo domingo (23/07) o mais importante torneio do calendário de golfe nacional: a 5ª Taça Banco Alfa – 76º Campeonato Amador de Golfe do Brasil.
 
Participam dessa edição 81 jogadores, sendo 69 homens e 12 mulheres. A disputa será na modalidade stroke-play 72 buracos, sendo 18 por dia; e as categorias em jogo são: masculino scratch e de hcp 0-9 e no feminino scratch e hcp 0-15.
 
Participam os grandes nomes do golfe brasileiro, como: Patrícia Carvalho, atual campeã do torneio, Isadora Stapff, Karina Palmberg e Ruriko Nakamura, Cristina Baldi e Bruna Spengler, entre outras.
 
No masculino, participam: Roberto Gomez, Rogério Bernardo, Everton Luiz, Felipe Lessa, Diego Lobo, e Máximo Kopp, entre outros. A competição conta pontos para o ranking nacional masculino e feminino.
 
Ao mesmo tempo acontece a Taça Waldir Ribeiro de Lima, onde participam atletas masculinos (hcp até 0/9) e femininos (hcp até 0/15). A modalidade da disputa será stroke-play, em 36 buracos, sendo 18 por dia.
 
História
Por iniciativa do Royal Liverpool Golf Club foi disputado o primeiro Campeonato Amador de golfe no ano de 1886, no St. Andrews. No ano anterior, 1885, foi realizado de maneira informal o Open Amateur Championship Tournament, com a presença dos principais jogadores amadores e foi vencido pelo senhor A. F. Macfie. Em 1922 o Royal and Ancient reconheceu oficialmente o campeão de 1885 e o inclui na lista dos vencedores do campeonato. 
 
O primeiro Campeonato Amador Brasileiro foi realizado no campo do Gávea Golf & Country Club (RJ), e o vencedor foi Bill Wooley, jogador da casa. Em 1935 a disputa veio para São Paulo e o vencedor foi A. Hawley.
 
Fatos curiosos. Nos primeiros dez anos de disputa, apenas dois jogadores haviam vencido duas vezes o campeonato: W. Wooley (34 e 36) e S. G. McGregor (29 e 31). O primeiro brasileiro que aprendeu a jogar golfe foi Seymour G. Marvin (in memorian) e venceu o amador brasileiro no ano de 1938.
 
Já em 1939 o gaúcho Mario Gonzalez, de Santana do Livramento, viria para marcar de forma definitiva a história do esporte no Brasil. Gonzalez venceu o Amador por nove vezes, entre os anos de 39 e 49, quando se tornou profissional e trocou a cidade de São Paulo pelo Rio de Janeiro, onde está até hoje.
 
Nesse período de total domínio de Mário Gonzalez, outros jogadores ganhavam repercussão. Walter Ratto, que disputou por duas vezes a final do amador, perdendo as duas para Gonzalez. Além dele, Humberto Almeida que chegaria a final do campeonato por três vezes: 49, 54 e 64, ano em que se tornaria campeão, ao vencer na final Sylvio Pinto Freire, por 2/1 no campo do São Fernando.
 
Depois que Pinduca se profissionalizou, Fernando Chaves Barcellos, outro gaúcho, seria o primeiro a conquistar o amador brasileiro.
 
Em 1959, o golfe brasileiro seria dominado por apenas um jogador, o norte-americano, Robert Falkenburg. Durante três anos, Bob repetiu o que Mário e Pinduca haviam feito, conquistando todos os campeonatos que disputou.
 

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site