Confederação Brasileira de Golfe

Crianças cariocas no Golfe para a Vida

15 de dezembro de 2014

O projeto Golfe para a Vida vem marcando significativa presença nas etapas do CBG Pro Tour, colocando crianças de várias partes do Brasil em contato com o golfe e com jogadores de alto rendimento. Desse modo, as crianças têm uma excelente oportunidade de ampliar a compreensão do jogo por meio de um envolvimento com as várias facetas do esporte.

Na última etapa do ano do CBG Pro Tour no Itanhangá, que culminou na vitória do argentino Mauricio Molina e na definição de Daniel Stapff como o Campeão de 2014, o Golfe para a Vida seguiu o mesmo ritmo educativo e festivo das etapas anteriores. Dessa vez, foram crianças da Escola Municipal Sergio Vieira de Mello, situada no Leblon, que entraram em um dos campos mais belos do Brasil.

O tempo não ajudou. Porém, as chuvas esparsas não se configuraram em problema para as crianças. Pelo contrário, apenas serviu para realçar o vivo interesse que demonstraram pelo esporte e pelo ambiente. “A cada rápida pancada de chuva nós tínhamos de sair do putting green  e ir para um lugar coberto; e era quando as crianças ficavam ansiosas para voltar a bater bola e insistiam que a ´chuva estava fininha, e que não iria atrapalhar´. O tempo não foi nenhum empecilho, pois as crianças se divertiram como se fosse um dia de sol”, relatou Darcio Ricca, coordenador de projetos da CBG.

“Antes de mais nada, o golfe precisa ser divertido para as crianças. Nós apresentamos o jogo a elas de uma forma lúdica, colocando em primeiro plano o encantamento que esse jogo é capaz de produzir”, resumiu Nico Barcellos, coach e gerente técnico da CBG.

Entre as atividades das crianças estiveram disputas no putting green e assistir aos profissionais no buraco 18. Além da surpresa de perceberem a habilidade dos jogadores de alto rendimento, também se encantaram com a amabilidade de jogadores como Daniel Stapff e Mauricio Molina, que fizeram questão de interagir do modo mais gentil e atencioso possível. ”Eles tiveram com as crianças uma interação muito afetuosa. A linguagem foi a do afeto, e elas ficaram felizes com a recepção”, resumiu Darcio.

“Fiquei emocionada com essa vivência dos meus alunos, os quais estavam tão felizes por pisarem pela primeira vez num campo de golfe, e puderam ter um contato tão positivo e descontraído com os profissionais, além de praticarem o esporte”, disse a professora Ana Catherine Borges.

“Fiquei impressionada com a disposição das crianças em jogar e aprender, e como se comportaram de modo exemplar, não se importando com o mau tempo”, completou Maria do Carmo Rodrigues, diretora da escola.

O golfe para a Vida qualifica e certifica, em nível nacional, os professores de educação física e profissionais de golfe para introduzir o esporte para o público infanto-juvenil por meio de um processo padronizado e sustentável. 

“O projeto Golfe para a Vida foi criado em 2012 para proporcionar aos jovens um primeiro contato com o esporte. Porém, o projeto vai muito além disso, pois também oferece o golfe como uma ferramenta educacional para incentivar as crianças a viver e a enfrentar seus desafios com discernimento, honestidade e perseverança”, resumiu Paulo Cezar Pacheco, presidente da CBG.

O programa, que conta com o patrocínio do HSBC por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte, e apoio técnico-financeiro do R&A, já foi desenvolvido em diversas cidades brasileiras, a exemplo de São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Goiânia e Rio de Janeiro, capacitando mais de 230 professores de educação física como introdutores do golfe, e beneficiando cerca de 50 mil crianças que tiveram o primeiro contato com o esporte.  

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site