Confederação Brasileira de Golfe

Duelo sob o sol

28 de março de 2007

Por Marco Frenette

O primeiro dia de disputa do 40º Campeonato Sul-Americano Juvenil no Itanhangá Golf Club foi sob o domínio dos nervos. Nesta quarta-feira, dia 28, os juvenis precisaram demonstrar muita força de vontade para não sucumbirem à pressão de disputar um campeonato que, para muitos dos participantes, representou uma iniciação no golfe competitivo.

Cercados dessa expectativa, e sob um forte calor carioca, as 10 equipes se esforçaram para superar os desafios técnicos que o campo oferece. Poucos conseguiram quebrar o par do campo. Apenas dois jogadores masculinos – os argentinos Alan Wagner (68, em primeiro lugar) e Franco Barrera (69, em segundo lugar) e a colombiana Maria Jose Uribe (foto), que jogou 71, ficando em primeiro lugar, conseguiram essa façanha.


“O campo do Itanhangá é muito interessante, com bancas e lagos bem posicionados, além de fairways estreitos, o que exige um jogo muito técnico. Mas o fato de o campo ser curto me ajudou, uma vez que estou acostumado a jogar em campos mais longos. Por isso, deixei a maioria de minhas bolas na raia com um swing mais suave, o que resultou num bom escore”, disse o líder Alan Wagner.

Os brasileiros, por sua vez, não tiveram tanta sorte, apesar de estarem jogando em casa. O de melhor score no masculino foi André Tourinho, que jogou o par do campo (72), seguido de Felipe Navarro e Máximo Kopp, ambos com 75, ou três acima do par.

As meninas tiveram mais dificuldades para controlar a ansiedade. A melhor colocada foi Cecília Kleinert, que jogou 6 acima do par (78). Bruna Spengler começou bem, mas não resistiu à pressão e jogou 80, ou oito acima do par. Já Daniela Murray amargou um 89 (17 acima do par).

“Estava de fato nervosa, e se você está tensa o seu jogo no green fica realmente comprometido. Não foi um bom dia para mim. Mas espero estar mais tranqüila amanhã”, disse Spengler.

Amanhã, dia 29, acontecerá o segundo dia de disputa. A grande final será no sábado, dia 31. As equipes vencedoras garantirão participação no mundial juvenil no Japão, que acontece em junho deste ano.

O Sul-Americano Juvenil é realizado pela Federação Sul Americana de Golfe e conta com logística local do clube anfitrião e da CBG. O patrocínio é da Autodesk e o apoio ficou por conta da Matte Leão, da Titleist e da Prefeitura do Rio de Janeiro, sede dos próximos Jogos Pan-Americanos.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site