Confederação Brasileira de Golfe

Estréia da coluna de Guillermo Piernes no site da CBG

23 de agosto de 2006
Onde está a bola?
No campo de golfe nada é mais prazeroso que executar bem a batida com a bola voando na direção certa e nada mais irritante que perder essa mesma bola no meio da grama alta.
Pelas regras do golfe, o jogador tem 5 minutos para achar a bola perdida ou deve voltar a bater do lugar onde realizou a tacada, anotando também uma penalidade. Quantas boas rodadas de golfe foram estragadas por uma bola perdida. A tecnologia pode acabar com essa irritação.
Na Europa a empresa Sybervisión incorporou nas bolas de golfe a tecnologia de transmissão por radiofreqüência ou RFID, que permite seguir a rota desde a sua fabricação até o consumidor. Radarball incorporou esse chip, um emissor de radio com alcance de uns 30 metros na bola branca de golfe.
Com a nova tecnologia, se o jogador perder a bola basta chegar à área próxima da aterrizagem e abrir a pequena tela de localizador, parecida com a de um telefone celular. Os sinais emitidos pela bola aparecerão na tela além de serem ouvidos. 
A caixa com 12 bolas de golfe e o localizador estão à venda na Espanha por 200 euros ou R$550, o dobro do custo de uma caixa de bolas de primeira categoria.
Até Tiger Woods perdeu este ano uma bola num importante torneio apesar de centenas de pessoas estarem na área onde caiu a bola, e das câmaras de tv que seguiam seu jogo. Com a nova tecnologia, o fenômeno do golfe pode acelerar a caminhada para novos recordes.
Na lista da revista Forbes, Tiger Woods foi o esportista com maiores ingressos anuais, com U$ 95,5 milhões, superando ao piloto Michael Schumacker e a futebolista Ronaldinho Gaúcho, entre outros. Aos 30 anos, Woods se transformou no jogador mais jovem em alcançar 50 títulos do circuito profissional norte-americano. Também superou o mês passado as 400 semanas no topo do ranking mundial. “Nestes dez anos no circuito aconteceram muitas coisas maravilhosas”, disse Tiger, ainda perdendo bolas na grama alta.

*Guillermo Piernes é consultor corporativo e palestrante de golfe. Assina as colunas de golfe da Gazeta Mercantil e Revista Forbes. Autor dos livros Comunicação na América Latina (Ed. Unb e Tacadas de Vida (Ed. JB) piernes@yahoo.com
Pódio: 
 
British: A British Airways é a patrocinadora na Sexta-feira 25 de agosto, no Clube de Campo de São Paulo, do torneio de golfe que levantará fundos para a Casa Hope, que atende crianças carentes.

Primavera:
O torneio beneficente anual do Grupo Primavera, organizado pela Golf4all, será realizado em 15 de setembro em Terras de São José, Itu. Será disputada a Taça Forbes de Responsabilidade Social de Golfe.

Letsgolf:
 Para facilitar o entendimento sobre o sistema slope que mede as dificuldades de cada campo o engenheiro Luis Carlos Palmiro preparou um site técnico específico sobre o assunto. O site é www.letsgolf.com.br.
 
Coluna de Guillermo Piernes

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site