Confederação Brasileira de Golfe

Falta muito pouco para o Sul-Americano Juvenil

15 de abril de 2009

A equipe juvenil convocada pela Confederação Brasileira de Golfe (CBG) para representar o Brasil no 42º Campeonato Sul-Americano de Golfe Juvenil, torneio que acontecerá entre os dias 22 e 25 de abril em Buenos Aires, na Argentina, embarcará no próximo domingo, dia 19. Ana Paula Costa, Karina Palmberg e Clara Teixeira, ao lado da capitã Maria de Lourdes Verlangieri, representarão a equipe feminina. Já Luis Gama, Gustavo Chuang e Rafael Becker, sob a orientação de Wagner Rocumback como capitão, defenderão o Brasil na disputa masculina. O coach da equipe é o profissional Erik Andersson, do São Paulo Golf Club.

“A expectativa é muito grande. Jogar um Sul-Americano será uma ótima experiência para todos”, afirma Rafael Becker, atual bicampeão brasileiro juvenil. “Nossa equipe está em ótima fase”, completa Luís Gama (na foto ao lado), vencedor da categoria masculina da etapa carioca do Tour Nacional de Golfe Juvenil, disputado recentemente no Itanhangá Golf Club, Rio de Janeiro. “Temos uma equipe bastante competitiva, com muito potencial", faz coro Wagner Rocumback, capitão do time masculino. Realmente, talentos não faltam. Além de Becker e Gama, a equipe masculina é composta também por Gustavo Chuang, atual líder do ranking brasileiro juvenil.

Do lado feminino, ótimas atletas do golfe nacional também prometem fazer bonito no evento. Pelo menos o clima é de muita confiança. “Estamos todos unidos, concentrados, ansiosos e preparados para tudo; até mesmo para "dar o sangue" se for preciso”, enfatiza Ana Paula Costa, vice-campeã do XX Campeonato Brasileiro Juvenil de Golfe. “Estou bem preparada e vou jogar meus 100% do primeiro ao último buraco”, diz Clara Teixeira (na foto ao lado), atual campeã das etapas carioca e paraense do Tour Nacional de Golfe Juvenil. Karina Palmberg, bicampeã brasileira de golfe juvenil, também é uma das estrelas que compõe a equipe. " As meninas são ótimas, estão preparadas e tenho certeza que darão ao máximo. Garra, garra, garra e muito mais", relata Maria de Lourdes Verlangieri, capitã da equipe feminina.

Além dos treinos realizados individualmente por cada atleta, a equipe também promoveu encontros no São Fernando Golf Club, em Cotia, São Paulo, para treinar ao lado do profissional Erik Andersson. "Nossa intenção foi criar um espírito de equipe antes da delegação sair do Brasil. Tivemos muito sucesso nessa parte", diz Vicky Whyte, vice-presidente técnica da CBG. “O mais importante foi o fato da equipe ter treinado junta”, reforça Clara Teixeira.

A presença de Erik Andersson (na foto abaixo) como coach também dá uma boa margem de segurança aos jovens golfistas. Durante toda a sua carreira como juvenil de golfe, Andersson conquistou títulos importantes como a taça do consagrado Junior Orange Bowl International Golf Championship, em 1986, por exemplo. “O papel do Erik é muito importante para a equipe. Ele conhece muito de golfe e nos ajudará com rotinas de treino, reconhecimento do campo, etc”, destaca Rafael Becker.

As passagens aéreas e a taxa de inscrição desse campeonato estão sendo pagas graças à Lei de Incentivo ao Esporte.

Histórico – O Campeonato Sul-Americano de Golfe Juvenil foi realizado pela primeira vez em 1968 e teve a Argentina como primeira vencedora da disputa na categoria masculina. As primeiras disputas na categoria feminina só foram acontecer em 1975, onde as peruanas levaram a melhor.

Nas 42 edições do Campeonato Sul-Americano de Golfe Juvenil, o Brasil levantou a taça de campeão 11 vezes (oito títulos masculinos e três femininos), marca que só fica atrás do golfe argentino, cujas equipes venceram 21 disputas (15 troféus masculinos e 6 femininos) e das equipes colombianas que já sagraram-se vencedoras 23 vezes (oito vitórias masculinas e 15 femininas). É importante lembrar que no quesito de vitórias consecutivas o Brasil também já teve seus momentos de glória. O golfe nacional foi tretracampeão Sul-Americano Juvenil entre 1969 e 1972, com quatro títulos masculinos; bicampeão masculino em 1986 e 1987 e bicampeão feminino em 1997 e 1998.

Em 2008, a equipe brasileira masculina ocupou a quarta colocação no Campeonato Sul-Americano Juvenil, realizado na Colômbia, onde Luís Gama, Felipe Navarro e Giordano Junqueira somaram 601 tacadas (150/149/150/152). O título de campeã ficou com a argentina, com 569 strokes (137/144/147/141). Luís Gama foi o brasileiro melhor colocado na classificação individual. O paulista terminou na quinta posição com 296 tacadas (74/73/71/78).

No feminino, as brasileiras Larissa Rocha Pombo, Karina Palmberg e Gabriela Ramirez ficaram em nono lugar. A Colômbia se manteve na primeira colocação, com 581 tacadas.

Outro fato que marca a importância da presença brasileira nesta disputa é a quantidade de vezes em que o Brasil já foi sede do evento. Ao todo, quatro edições do torneio já foram realizadas aqui (1971, 1987, 1997 e 2007). Nessa questão, o golfe nacional fica atrás apenas do golfe colombiano, com seis edições; dos chilenos, que sediaram cinco disputas e dos argentinos, que já foram cinco vezes anfitriões desta prova (contando com 2009).

O torneio – Com a presença de 10 países (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colombia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela), a competição, que reunirá em torno de 60 jogadores, será realizada no Club Campos de Golf Las Praderas de Lujan, localizado nos arredores de Buenos Aires.

O local possui 3 campos de noves buracos, que podem ser combinados em diferentes trajetos. No caso do 42º Campeonato de Golfe Juvenil, o trajeto escolhido para o torneio é uma combinação entre os campos Cañada e Luján. O resultado: um campo de 6.887 jardas para os garotos e 6.135 jardas para as jovens damas, de par 72 e 73 respectivamente.

De acordo com a programação do torneio, que está sob os comandos da Associação Argentina de Golf, os dias 20 e 21 estarão reservados para os treinos.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site