Confederação Brasileira de Golfe

Federação Internacional de Golfe visita campos do Rio

27 de janeiro de 2010

Um grupo encabeçado por Ty Votaw, diretor executivo da Federação Internacional de Golfe (IGF, na sigla em inglês), esteve no Rio de Janeiro na semana passada para vistoriar os campos existentes no município e conhecer algumas das áreas onde devem ser construídos novos campos de golfe no Estado. Votaw foi um dos responsáveis pela vitoriosa campanha pela volta do golfe às Olimpíadas.

Votaw vei ao Brasil acompanhado por Steve Wensloff e Tyler Denis, do PGA Tour, e foi recepcionado por John Byers e Vicky Whyte, respectivamente diretor de regras e vice-presidente técnica da Confederação Brasileira de Golfe. O grupo começou a visita na segunda-feira dia 18 com um City Tour organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro. A idéia era situar os visitantes dentro da cidade.

Na terça-feira dia 19, Votaw visitou o Itanhangá Golf Club e o Gávea Golf & Country Club, os dois campos de golfe oficiais instalados dentro dos limites do município do Rio de Janeiro. À tarde, sobrevoaram a Barra da Tijuca de helicóptero para avaliar os terrenos que podem ser utilizados para a construção de novos campos de golfe.

À noite, compareceram a um jantar no Gávea oferecido pelo presidente do clube, José Antonio do Nascimento Brito. Participaram também o presidente da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro, Nelson do Vale, o presidente do Itanhangá, Arthur Porto Pires Junior, Dom Eudes de Orleans e Bragança, ex-presidente da CBG, e Carlos Nuzman, presidente do COB, além de Vicky e Byers.

No dia seguinte, o grupo visitou o local onde será instalado o campo desenhado por Nick Faldo, localizado em Secretário. Michael Nagy e Nick Edmund, que trabalham com Faldo, acompanharam os visitantes.

Na quinta-feira, foi a vez de conhecerem a Associação de Golfe Público de Japeri, campo de golfe localizado numa das áreas mais carentes do Estado. Os visitantes ficaram muito bem impressionados não só com o campo de Japeri, mas também com o nível técnico dos alunos da escola, seus uniformes e suas condutas em campo. Apesar do forte calor, a comitiva jogou três buracos com Anderson Nunes e Cristian Barcelos, dois dos alunos da Escola de Japeri, projeto social que tem ensinado golfe e cidadania a crianças carentes da região.

“Vocês estão fazendo coisas maravilhosas por essas crianças e deveriam ficar muito orgulhosos por serem capazes de melhorar suas vidas por meio do golfe”, disse Votaw. “Sai de lá inspirado por trabalhar no golfe”, completou. Votaw ficou tão entusiasmado com Japeri que à noite, na reunião final com membros do COB, ele apareceu vestindo a camisa do campo público.

Votaw não teceu comentários sobre os possíveis campos que podem sediar o golfe olímpico. Sua visita deve gerar um parecer mais detalhado com os resultados das vistorias realizadas.
 

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site