Confederação Brasileira de Golfe

Golfe nas cataratas

21 de julho de 2007

Foi um sucesso a 3ª etapa do circuito Conheça o Brasil Jogando Golfe, que aconteceu de 19 a 22 de julho no Bourboun Iguassu Golf Club, em Foz do Iguaçu. Francisco Borio, do Graciosa Country Clube, do Paraná,  com um total de 79 pontos, venceu na categoria handicap index 0 a 18, seguido por Marcelo Sanchez, do Bourbon, com 74 pontos na modalidade stableford.

Na categoria de handicap index 19 a 36, a vitória coube a Jorge Cianci, do Bourbon, com 78 pontos, seguido por Antônio Macedo Filho, do Champs Privès (SP) com 71 pontos. Rosana Moura foi a vencedora da categoria feminina.

Depois do jogo, todos os jogadores se reuniram numa confraternização para prestigiar a primeira edição do jantar aula-show enogastronômico do Projeto Gourmet Sabores do Brasil, mostrando que Foz do Iguaçu é especialista na arte de receber e servir à mesa.

O torneio foi a oportunidade ideal para conferir de perto as melhoriars implementadas no campo de golfe mais próximo das cataratas do Iguaçu. Localizado a poucos quilômetros de uma das atrações brasileiras mais visitadas por estrangeiros, o campo vem passando por mudanças significativas nos últimos meses graças ao novo superintendente do campo, o chileno Guillermo Fuentes, um amante do golfe de handicap 5.

Guillermo fez cursos de arquitetura e construção de campos de golfe quando ainda trabalhava como diretor de uma multinacional nos EUA. "Queria ter uma ocupação que me desse prazer ao me aposentar", disse. Para sorte dos visitantes de Foz do Iguaçu, o ex-executivo, que é casado com uma brasileira, está aplicando todos os seus conhecimentos no campo do Bourbon.

As melhorias nos 18 buracos do Bourbon já podem ser sentidas. A distância de alguns buracos foi modificada graças a uma readequação dos tees de saída. As mulheres, por exemplo, encontrarão um campo 30% mais curto do que antes, com 5.200 jardas.
A grama dos fairways está mais alta, o que atenua os efeitos do solo seco, característica desta época do ano. O rough, por outro lado, está bem menor: agora mede apenas uma polegada, ou seja, não é mais o devorador de bolinhas de golfe que costumava ser. Algumas bancas de areia também foram reformadas e remodeladas. Os greens – coração de qualquer campo de golfe – também estão bem mais rápidos. Todos os dias, antes do sol nascer, por exemplo, um funcionário se encarrega de tirar todo o orvalho que se acumula sobre a grama dos greens para evitar que ela seja queimada.

"Um campo de resort foi feito para divertir os jogadores e não para competições de profissionais. O campo tem que ser fácil, agradável, bonito e simpático, características hoje encontradas no Bourbon Iguassu Golf Club", diz Guillermo.

Organizado pelo Bureau Brasileiro de Turismo de Golfe, órgão ligado à Confederação Brasileira de Golfe, o Conheça o Brasil jogando Golfe tem como objetivo incentivar o turismo de golfe no país. O evento ainda conta com o apoio da Embratur. Para maiores informações, visite o site www.brasilgolfe.com.br.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site