Confederação Brasileira de Golfe

Guillermo Piernes – Excelência na instrução

07 de agosto de 2008

A passagem da Nick Faldo Series pelo Brasil deixou um modelo completo de instrução de golfe em nível de excelência, com a juventude como alvo final e os professores como setor prioritário a ser cuidado.

É um circuito sem fins lucrativos criado pela empresa do astro britânico Nick Faldo para divulgar e melhorar a prática de golfe. O circuito chegou ao Brasil pelas mãos de Michael Nagy com a Golf Brazil Corporate e com o decisivo apoio da TAP Portugal, CBG, FGERJ, entre outros.

O primeiro torneio da Faldo Series realizado no Brasil, no Itanhangá do Rio de Janeiro, tradicionalmente receptivo às boas iniciativas para o golfe, teve como campeões a Giordano Junqueira e Karina Palmberg, que disputarão a final mundial, na Bahia, em Outubro, junto a jovens de outros 20 países. Todos os participantes e seus instrutores participaram de clínicas de aperfeiçoamento.

Sem instrução de primeira linha dificilmente surgem jogadores de primeiro nível. A equipe internacional veio instruir principalmente aos instrutores. Keith Wood é coach de Nick Faldo e figura entre os melhores 25 instrutores de golfe da Europa. No Brasil, trabalhou duro junto ao preparador de atletas norte-americano Joe Eischen, que coordena o programa de reabilitação e alto desempenho do Centro de Medicina Esportiva Mayo.

Wood e Eischen entendem que é indivisível a parte técnica da física e que cada golfista deve ser trabalhado em conjunto por profissionais de ambos setores como peça única. Por exemplo, para proteger um joelho machucado pode ser obrigatório mudar a trajetória do taco. As diferentes características físicas obrigam a montar swings a medida. Mais informações no portal www.golfenegocios.com.br

Para corrigir uma falha aparentemente técnica o local certo pode ser o ginásio. O golfe exige condicionamento atlético dirigido, com músculos abdominais e da região lombar tonificados. Uma bola com slice (ou curva para a direita) talvez seja resultado de musculatura pouco trabalhada. A convivência permanente com a ética e a educação para os jovens golfistas integra a base da instrução.

No ranking de excelência na instrução de golfe, Estados Unidos, Austrália, Inglaterra, África do Sul, Suécia, Espanha e Argentina ocupam, nessa ordem, as primeiras posições mundiais. No ranking mundial de jogadores, entre os primeiros 30 classificados figuram 8 jogadores de Estados Unidos, 5 da Austrália, 4 de Inglaterra, 3 da África do Sul e 2 da Espanha, Suécia e Argentina. Pura coincidência? Não.

Na Fazenda da Grama, em Itupeva, SP, o CEG realiza sua 5ª etapa na sexta-feira dia 8. A Quinta da Baroneza recebe no Sábado o One Day Event, evento beneficente para captar recursos para a Fundação Oftalmológica Dr. Rubem Cunha. O clube Santos São Vicente realizou o seu tradicional e animado Aberto.
Os melhores profissionais brasileiros e 15 de outros países sul-americanos participarão da segunda etapa da Champions Golf Tour, que será realizada de 12 a 16 de agosto, no clube São Fernando. O principal circuito profissional do Brasil, com o patrocínio principal de Mercedes-Benz, Vivo e Samsung, deverá ganhar ainda maior peso e abrangência, disse Werner Bretthauer, presidente da Golf4All que organiza o Tour. 

O colunista é consultor, palestrante e escritor. Colunista da Gazeta Mercantil e da revista Golf Digest. Autor de Liderança e Golfe.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site