Confederação Brasileira de Golfe

Guillermo Piernes – Os adversários invisíveis

24 de janeiro de 2008

As radiações solares no verão, especialmente para os golfistas que jogam em horários impróprios, preocupam os especialistas e até estimularam o lançamento no Brasil de uma linha específica de cosméticos protetores.

"Os golfistas não têm noção do perigo ao qual estão expostos durante suas partidas", diz Ana Lúcia Peruzzo, empresária e biomédica paulista. A destruição da camada de ozônio aumentou a intensidade dos raios ultravioletas.
Peruzzo lançou a Sport MP Linha Golf, uma coleção de cosméticos elaborados especialmente para proteger o jogador antes, durante e após o jogo, lembrando que uma partida costuma durar até cinco horas, muitas vezes nos horários mais impróprios.
Além do protetor solar pouco gorduroso, a linha de produtos também apresenta cremes hidratantes pos sol, águas termais refrescantes, protetores labiais. Todos os produtos tiveram suas fórmulas elaboradas pelo cirurgião plástico Milton Peruzzo. O cirurgião se declarou “estarrecido quando vi que os golfistas ficam tão expostos ao sol".
O especialista disse que “a radiação solar tem um efeito cumulativo ao longo dos anos, o que pode aumentar o risco de câncer de pele, principalmente nos indivíduos de pele clara e com histórico da doença na família".

Iuzo Takeda, diretor técnico da Akita Clinic em São Paulo, aconselha passar o protetor solar pelo menos meia hora antes da exposição ao sol e repor a emulsão ao completar a metade do percurso. “O ideal é a prevenção”, disse o medico. Para os golfistas que descuidaram a prevenção, Takeda aplica diferentes tratamentos de ponta para corrigir as manchas e rugas provocadas pela exposição ao sol.

Sem problemas de rugas, os juvenis Giordano Junqueira e Luis Gama subiram ao pódio na etapa inaugural do Tour Nacional Juvenil. Os dois jogadores participarão de uma semana de treinamento na David Leadbetter Golf Academy, na IMG Academies, em Bradenton, na Flórida, Estados Unidos.

“É uma maneira de trabalhar objetivamente por um futuro promissor do golfe”, disse Raquel Gómez, representante da IMG Academies no Brasil que negociou as bolsas com a CBG e atende no emailimgacademiesbrasil@uol.com.br. Também figuras promissoras do golfe disputam no fim de semana, no Petrópolis Golfe Club, o XII Campeonato Brasileiro de Caddies pela taça Banco Alfa.

Igualmente promissora é temporada 2008 da Federação Baiana de Golfe que se inicia sábado, no campo do Costa do Sauipe com um torneio “aberto para baianos e golfistas que morem perto ou muito longe da Bahia”, disse o presidente Luiz Cingolani.

É uma forma de aplicar a universalidade do golfe, que aproxima pessoas sem separar seres humanos por raças, línguas, religiões ou estereótipos, que é a forma mais fácil e míope de entender a vida. Para os iniciantes no golfe é bom rejeitar sempre piadas sobre grupos étnicos, regionais, religiosos porque é uma forma de fortalecer um dos pilares do esporte, o respeito.

O respeito à Natureza é básico na construção dos melhores campos de golfe da atualidade. Para o arquiteto Manuel Brancante “os elementos naturais como grandes árvores, lagos e riachos devem ser incorporados nos projetos” explica no site www.golfenegocios.com.br . Uma observação válida é oportuna do especialista quando crescem os projetos e a palavra respeito volta a ser decisiva.

O colunista é palestrante e escritor. Colunista da Gazeta Mercantil e revista Golf Digest. Autor de Liderança e Golfe e Tacadas de Vida.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site