Confederação Brasileira de Golfe

Herik Machado, exemplo que o investimento na base é importante

03 de julho de 2014

Tudo começou entre uma parceria entre a Federação Riograndense de Golfe e o Clube Campestre de Livramento, na cidade de Santana do Livramento localizada na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. A partir da constatação de que alguns clubes possuem um baixo movimento durante a semana acarretando em uma baixa ocupação dos professores de golfe, foi criado o Programa “Novos Talentos”. O programa cria oportunidades às crianças sem condições de associarem-se aos clubes, através da autorização dos pais e da comprovação que estejam frequentando a escola, para que tenham a oportunidade de conhecer o golfe e dar suas primeiras tacadas.

Conheça mais o projeto no link: http://www.frgg.com.br/wp-content/uploads/2010/03/Projeto-Novos-Talentos-2010.pdf

Beneficiado com este programa, o jovem Herik – então com apenas 10 anos de idade – destacou-se pelo seu talento, afinco e dedicação aos treinamentos.

Apesar do corpo franzino, Herik começou a surpreender seus professores – e muitos sócios do clube que o apoiaram nesta trajetória – com a potência e a precisão das suas tacadas e, em pouco tempo, começou a disputar o circuito estadual e nacional, participando de importantes campeonatos do calendário brasileiro.

Em 2012, ele entrou para I Equipe Juvenil de Alto Rendimento do Rio Grande do Sul, ao lado de outros 5 atletas juvenis de destaque e, no final do ano, devido ao seu resultado no torneio Aberto do Belém Novo, pontuou pela primeira vez no ranking mundial e, desde então, vem conquistando resultados excelentes.

A partir de Janeiro de 2014, Herik passou a fazer do Programa Nacional de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Golfe, que conta com apoio do Comitê Olímpico Brasileiro e do Ministério do Esporte-Alto Rendimento, através do qual ele foi enviado para participar da Copa Oro, em Punta del Leste, Uruguai, no campo do Cantegril Country Club onde teve um excelente desempenho internacional.

O Programa Nacional de Alto Rendimento – CBG tem o objetivo de, através do apoio técnico-financeiro aos atletas amadores para participar de eventos internacionais e nacionais válidos para o ranking mundial, proporcionar a experiência em competições de nível internacional e, conseqüentemente, melhorar as posições dos mesmos no ranking mundial. Como parte deste Programa, o Calendário Nacional CBG – 2014 está composto de 30 torneios de amadores válidos para o ranking mundial.

Como conseqüência deste trabalho integrado entre Clube-Federação-CBG e, principalmente, em função da dedicação e do talento do atleta Herik Machado, este acaba de conquistar o primeiro lugar no ranking nacional amador e, muito importante para o ambiente olímpico, já está entre os 3 melhores golfistas amadores brasileiros no ranking mundial.

Recentemente, Herik mudou-se para a cidade de Porto Alegre para, além de continuar com os estudos, poder praticar e jogar golfe com o apoio do Porto Alegre Country Club e do seu Head-Pro e Coach Regional da CBG, Vinicius Muller, além do preparador físico Paulo Mazzeu, ambos membros da Comissão Técnica do Programa Nacional de Alto Rendimento-CBG.

“Depois que comecei a ter o apoio da CBG e da Federação Riograndense de Golfe minha vida mudou – comecei a conquistar importantes resultados em torneios que contam pontos para o ranking, me tornei um atleta de elite”, confessa o jovem Herik. “Agora vejo que tenho um futuro no esporte. Quero me tornar profissional e atingir o topo defendendo as cores brasileiras”, completa.

Para o Presidente da Federação Riograndense de Golfe, Sr. Ricardo De Rose, “a oportunidade criada através da inclusão social abre portas a talentos escondidos e gera oportunidades às crianças para o desenvolvimento da parte comportamental, esportiva e ética, trazendo novas possibilidades de crescimento pessoal antes não disponíveis. A continuidade do trabalho – iniciada na gestão do Sr. Norton Fernandes, atual Vice Presidente da CBG – e futuras parcerias com cursos técnicos, universidades e demais entidades de ensino são fundamentais para que o Programa alcance novos níveis de efetividade. O trabalho focado e integrado dos Clubes-Federação-CBG, é fundamental para que outros talentos – que tem como Herik o seu expoente atual – continue a crescer e trazer mais resultados ao golfe do país”.

O Presidente da CBG, Paulo Pacheco, comemora os resultados obtidos: “O exemplo do Herik é a comprovação de que o trabalho integrado e alinhado entre os três níveis do golfe nacional, Clube-Federação-Confederação, seguramente é o caminho mais eficiente e eficaz para o crescimento sustentável do golfe brasileiro, através da inclusão social e formação da cidadania através das oportunidades proporcionadas pela prática do golfe e, simultaneamente, para a formação de atletas de alto rendimento a nível internacional. Este é o espírito do Programa Golfe para a Vida – Formação de Talentos e Cidadania”.

“Estamos otimistas com o crescimento e o legado do golfe brasileiro tendo em vista as diversas iniciativas que as Federações e seus filiados estão desenvolvendo de forma integrada e com o apoio da Confederação Brasileira de Golfe”, enfatiza Paulo Pacheco.

O Golfe Para a Vida conta com patrocínio do HSBC com auxílio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, além do apoio técnico-financeiro do R&A.

O programa de Alto Rendimento da CBG conta com recursos da Lei Agnelo Piva do Comitê Olímpico Brasileiro e com apoio da Secretaria de Alto Rendimento do Ministério do Esporte.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site