Confederação Brasileira de Golfe

Liderança dividida

27 de novembro de 2008

Passadas as duas primeiras rodadas do HSBC Premier Open 2008 – 56º Aberto de Golfe do Brasil, torneio profissional de maior tradição do país, dois profissionais estão empatados na primeira colocação. Caim Vanderlei, de Campinas, e o gaúcho Rafael Barcellos, do São Paulo Golf Club, lideram a competição que está sendo disputada no Damha Golf Club, de São Carlos (SP). Os dois somam 141 tacadas.

Vanderlei, que dividiu a liderança após a primeira rodada com Ronaldo Francisco, jogou parciais de 70/71; Barcellos (na foto abaixo) jogou 72, o par do campo, na primeira rodada e nesta quinta-feira marcou 69 tacadas, ou três abaixo do par, a melhor volta do torneio até então.

"Joguei muito bem. Acertei 17 greens", disse Vanderlei. "O campo está muito bom, à altura de um Aberto do Brasil", completou. Rafael concorda: "As condições do Damha estão muito boas. Os greens estão mais rápidos e os roughs estão mais altos, dificultando o jogo", disse.

Atrás dos líderes estão os jogadores Leonardo Yoshikawa, de São Paulo, e Ronaldo Francisco, de Bastos, ambos com 142 tacadas. O paranaense Carlos Dluhosch está isolado na quinta colocação, com 143 tacadas, seguido por Philippe Gasnier e Ricardo Montenegro, com 144.

Passaram o corte, que ficou em 148 tacadas, ou quatro acima do par do campo nas duas primeiras rodadas, 21 jogadores, entre eles dois amadores: Guilherme Oda (na foto abaixo), de Bauru, com 147, e Gustavo Ninno Leite, do Paraná, com 148. "Eu já conhecia bem o campo", disse o jogador, que em agosto foi o campeão amador do Aberto do Estado de São Paulo, também disputado no Damha. "Desta vez, o campo está mais difícil, com rough alto, vento forte e bandeiras em posições mais difíceis", diz o jogador, que marcou 73 na segunda rodada depois de ter feito um eagle no buraco 9.

O HSBC Premier Open 2008 – 56º Aberto de Golfe do Brasil termina no sábado dia 29. É a primeira vez em que o torneio é disputado no interior de São Paulo. Serão distribuídos R$ 85 mil em prêmios.

Amadores – Na sexta-feira dia 28 e no sábado dia 29 acontece o HSBC Invitational, torneio exclusivo para convidados amadores. Estarão presentes no evento Glen Valente, diretor de marketing do HSBC para a América Latina, e Paulo Maia, vice-presidente do HSBC no Brasil. Também participarão os presidentes de federações de golfe de todo o país e convidados dos patrocinadores.

Acontecerá durante o evento a posse simbólica da nova diretoria eleita da Confederação Brasileira de Golfe. O atual presidente, Álvaro Almeida, passará o bastão para Rachid Orra, eleito por aclamação este mês.

O patrocinador master do torneio é o HSBC. O HSBC Premier Open 2008 – 56º Aberto de Golfe do Brasil também conta com o co-patrocínio da Gillette Mach 3 Power e da Vivo e apoio do Damha Golf Club, Prefeitura Municipal de São Carlos, Convention Visitors Bureau de São Carlos, Federação Paulista de Golfe e PGA Brasil. A realização do evento é da Confederação Brasileira de Golfe e organização é da Golfe & Cia.

Segundo Marcelo Velloso, diretor de MKT do HSBC, é extremamente importante aproximar-se de seus clientes com iniciativas que promovam o esporte, a cultura e o entretenimento e, principalmente, que agreguem valor a nossa marca. "Uma das nossas missões é incentivar o melhor do esporte no país e o HSBC Premier Open 2008 é uma grande oportunidade para isso", afirma Velloso.

Além do patrocínio do torneio de golfe, o HSBC diversifica suas ações esportivas e culturais por todo o Brasil, como patrocínio do WTC em Curitiba, a Filarmônica Bachiana que percorre o país, as novas casas de espetáculo HSBC Brasil e HSBC Arena, o cinema HSBC Belas Artes e Teatro HSBC. E promove o maior espetáculo de Natal do país, o Natal do HSBC. Para seus clientes Premier, conta também com lounges exclusivos nos aeroportos de São Paulo e Curitiba.

Breve histórico – Em sua 56ª edição, esse é o principal torneio de golfe profissional do país e um dos torneios de maior prestígio da América do Sul. É realizado desde 1945, quando sua primeira edição ocorreu no Gávea Golf & Country Club, no Rio de Janeiro. O campeão foi o argentino Martin Pose. No ano seguinte, no São Paulo Golf Club, na capital paulista, o título ficou para Mario Gonzalez, um dos maiores golfistas brasileiros de todos os tempos. No total, Gonzalez foi o campeão do Aberto do Brasil em 8 ocasiões (1946, 48, 49, 50, 51, 53, 55, 69) e vice-campeão outras três vezes. É o jogador que ganhou o título mais vezes na história do torneio.

O Damha Golf Club – Desenhado pelo golfista Ricardo Rossi, um dos melhores que o Brasil já teve, o Damha Golf Club tem chamado a atenção dos golfistas de todo o país e está se firmando como um centro de referência em golfe desde que foi inaugurado, em 2006. Em 2007, a edição americana da revista Golf Digest – a bíblia mundial do golfe – colocou o campo de São Carlos na 10ª colocação de sua lista bianual dos melhores campos do país.

Sobre o HSBC Bank Brasil

O HSBC Bank Brasil é uma subsidiária integral da HSBC Holdings, um dos maiores conglomerados financeiros do mundo. Com sede em Londres, o Grupo HSBC atua em 85 países das Américas, Europa, Ásia, Hong Kong, Oriente Médio e Oceania. Em 2007, o HSBC no Brasil obteve lucro líquido de R$ 1,24 bilhão, o maior resultado desde início de suas operações no país, em 26 de março de 1997.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site