Confederação Brasileira de Golfe

Nossos cavalheiros no Sul-Americano de Match-Play

10 de agosto de 2009

por João Carlos Godoy

A lista dos cavalheiros brasileiros que representarão o Brasil durante o IV Campeonato Sul-Americano de Match-Play, que acontecerá entre os dias 12 e 15 de agosto no São Fernando Golf Club, em Cotia (SP), é composta por nomes de diferentes idades, títulos e experiências no golfe. Na quarta-feira 12, primeiro dia da disputa, entrarão em campo Daniel Stapff (PR), Guilherme Oda (SP), Pedro da Costa Lima (SP), Felipe Navarro (RJ) e Roberto Gomez (SP). “Representar o Brasil jogando em casa deixa o torneio ainda mais importante”, declara o paranaense Daniel Stapff, 18 anos, atual campeão brasileiro amador de golfe.

LEIA AQUI TODAS AS NOTÍCIAS SOBRE O TORNEIO

Apesar de ser o mais o jovem entre os jogadores locais, Stapff (foto abaixo), que venceu a classificatória para o Sul-Americano de Match Play, é um dos favoritos entre os brasileiros para a conquista desse título inédito para o país. “Com o título brasileiro e a Taça Mário Gonzalez, conquistados no Rio, estou muito mais confiante para entrar em campo. Vou jogar de igual para igual contra os adversários de fora”, completa.

Stapff, que estuda administração em esportes na Barry University, Flórida, EUA, disputa o circuito de golfe universitário norte-americano e não esconde seus planos para o futuro. “Quero me tornar profissional de golfe. Representar o Brasil em uma Olimpíada seria a realização de um sonho”, destaca.

Outro brasileiro que também estuda nos EUA graças a uma bolsa de golfe é Pedro Costa Lima, 21, campeão brasileiro em 2007. “Eu venho conquistando bons resultados no golfe. Minha expectativa é muito boa. Estou muito feliz por ter conseguido uma vaga em um torneio tão importante para o golfe nacional”, comemora Pedro da Costa Lima, o Pepê, como é conhecido. Atualmente, o paulista estuda engenharia civil na George College State University, em Atlanta, EUA, e disputa os torneios da liga norte-americana NCAA, uma das mais importantes do segmento. “O ritmo de treino na universidade é puxado. Também estou treinando muito aqui no Brasil. Jogo golfe quase todos os dias e também me dedico muito a leitura sobre temas ligados ao esporte”, conta.

A experiência também entrará em campo em busca da vitória. O paulista Roberto Gomez (foto à esq), 51 anos, carrega títulos de renome como campeão da Copa Los Andes (1982 e 2002), ambas no Brasil; campeão brasileiro amador (1980,1981,1991 e 2004); Torneio de Las Américas, em Miami (1991); Copa Suram, também em Miami (1991); Torneio Interclubes da França (2006 e 2007); entre outros. “Representar o Brasil é sempre fantástico”, afirma Gomez.

“Sempre que disputo torneios ao lado de jogadores mais novos, é comum alguns deles me pedirem conselhos. E claro que eu faço isso com o maior prazer”, enfatiza Gomez. “Jogar um torneio internacional no Brasil significa uma pressão e cobrança maiores. É como se você se sentisse na obrigação de trazer o título para o seu país”.

Quanto à modalidade match-play, as estratégias de jogo já estão parcialmente traçadas. “A modalidade contra dois jogadores pede um jogo onde você tem que controlar a sua agressividade em campo. É diferente de jogar match-play contra um, onde dá para ser mais agressivo em campo”, analisa, falando sobre o sistema Round Robin que será utilizado para definir os finalistas.

“No match-play, você tem que jogar cada buraco. É um jogo psicológico”, faz coro Guilherme Oda (foto mais abaixo), 23, segundo colocado no ranking amador brasileiro, que também entrará em campo do São Fernando. “Como é um torneio que reúne jogadores muito bons, o nível técnico será alto. Estou treinando seis dias por semana entre 4 e 5 horas por dia”, completa Oda.

Com um ritmo de treino um pouco mais puxado, o carioca Felipe Navarro (foto abaixo), 19, que atualmente lidera o ranking amador brasileiro, também reconhece a necessidade de uma rotina intensa de treinos. “Os adversários que vou enfrentar nesse torneio serão de um nível altamente elevado. Para vencer essa disputa tenho treinado entre seis a sete horas por dia, seis dias por semana”, contabiliza Navarro. “É mais complicado jogar na modalidade match play contra dois adversários de uma vez. O desafio é buraco a buraco”, explica. “Estou confiante porque, apesar de não ter vencido nenhum grande torneio neste ano, estou liderando o ranking porque venho mantendo uma regularidade boa”, avalia.

Patrocínio – O IV Campeonato Sul-Americano de Match Play tem o patrocínio do Banco Alfa e será organizado pela Confederação Brasileira de Golfe e Only Golf, com apoio da Federação Paulista de Golfe, do São Fernando Golf Club, da Titleist e da Prefeitura Municipal de Cotia. O evento conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte (lei nº 11.438), do Ministério dos Esportes.

Como assistir – O São Fernando Golf Club estará de portas abertas a todos os golfistas que quiserem acompanhar de perto as tacadas do IV Campeonato Sul-Americano de Match Play, torneio que define os campeões sul-americanos de golfe amador.

O campo fica localizado na Estrada Fernando Nobre, 4000, em Cotia, na Grande SP. O acesso se dá pela Rodovia Raposo Tavares, km 28,5.

Os visitantes precisarão se identificar na portaria do condomínio onde fica o clube. A organização solicita que os telefones celulares sejam desligados durante o andamento das partidas, como acontece nos principais torneios de golfe do mundo.

Além do jogo, todos estão convidados a prestigiar também as cerimônias de abertura do evento, marcada para a terça-feira dia 11 às 16h, e para a cerimônia de encerramento, agendada para o sábado dia 15 às 17h.

PROGRAMAÇÃO

11/08 – terça-feira
 16h – Cerimônia de inauguração do campeonato e coquetel de boas-vindas

12/08 – quarta-feira
 Primeiro dia de jogo

13/08 – quinta-feira
 Segundo dia de jogo

14/08 – sexta-feira
 Quartas de final dos cavalheiros e semifinais das damas

15/08 – sábado
 Semifinais e finais dos cavalheiros e finais das damas
 17h – Cerimônia de Encerramento

 

 

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site