Confederação Brasileira de Golfe

Novo driving range marca reunião itinerante em Brasília

17 de agosto de 2005

O Clube de Golfe de Brasília (foto) será o anfitrião da próxima reunião itinerante do Congresso do Golfe. O encontro, nesta quinta-feira (dia 18), discutirá propostas para o evento de março de 2006 no âmbito da Federação Centro-Oeste Nordeste de Golfe (Fecong).

Na ocasião será inaugurado dentro do tradicional clube o Brasília Golfe Center, primeiro centro de treinamento do Distrito Federal.

A iniciativa aponta para a principal demanda do golfe nas regiões Centro-Oeste e Nordeste que é o desenvolvimento do esporte no plano competitivo, com a formação de novos jogadores.

O tema será um dos discutidos na reunião itinerante que contará com a participação do presidente da Fecong, Celso Teixeira, e de representantes dos seis clubes e campos filiados à entidade: Comandatuba Ocean Course, Costa do Sauípe Golf Links, Itapuã Golf Club e Terravista Golf Course, todos da Bahia, Araguaia Golfe Clube, de Mato Grosso, e o próprio Clube de Golfe de Brasília.

A Fecong nasceu em 1999 unindo numa só federação os poucos clubes, na época, localizados nas duas regiões do Brasil. A afinidade entre seus jogadores também ajudou para que o golfe do Centro-Oeste e do Nordeste continuasse sendo regido pela mesma instituição.

Dois dos objetivos da atual gestão são o fortalecimento do golfe juvenil e a ampliação do potencial turístico dos empreendimentos.

Apesar de contar com os campos mais modernos do Brasil (caso dos resorts nordestinos que atraem turistas de todo o mundo), a modalidade é pouco desenvolvida nas regiões. “Há ainda uma estrutura primitiva numa área muito grande e com potencial enorme de crescimento”, diz Teixeira.

Para ele, o turismo de golfe, força na região Nordeste, é importante para gerar divisas e trazer jogadores de outros lugares. Porém, é fundamental que se incentive o surgimento de novos golfistas através da construção de campos e driving ranges.

Brasília Golfe Center

Por isso, a inauguração do Brasília Golfe Center está sendo considerada um marco histórico para o golfe do Distrito Federal. Antigo sonho dos dirigentes do Clube de Golfe de Brasília, ele é definido como um moderno centro de treinamento e entretenimento da cidade.

O local funcionará dia e noite e terá mini-golfe, dois restaurantes, lanchonete, charutaria e Clube do Whisky. “O fato do driving range ter uma entrada independente, aberta para quem não é sócio do clube, permitirá o acesso de gente nova ao esporte. Sem dúvida, é um empreendimento que impulsionará o golfe em Brasília”, afirma Teixeira.

É bom lembrar que outra contribuição que o Clube de Golfe de Brasília deu à modalidade nacional foi ter formado o recém-campeão brasileiro Gonzalo Berlin, ganhador do Amador de Golfe do Brasil.

A realização das reuniões itinerantes, que têm percorrido o País e fomentado a discussão em torno do golfe nacional, foi definida em encontro com representantes das federações na sede da CBG, em São Paulo.

O Congresso do Golfe Brasileiro ocorrerá de 8 a 12 de março, no Bourbon Iguassu Golf & Resort, em Foz do Iguaçu (PR). O e-mail específico da CBG para sugestões sobre o evento é congressodogolfe@cbg.com.br .

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site