Confederação Brasileira de Golfe

O humor (no golfe) em tempos de escolha (Guillermo Piernes)

26 de setembro de 2006
Para sobrelevar as escolhas pífias, os resultados indesejáveis e seguir respeitando as normas de integridade e ética do jogo, o humor é requisito indispensável para o contingente de 50 milhões de praticantes globais, formado por executivos, profissionais liberais, donas de casa e inclusive alguns políticos.

No segmento do humor no golfe contam que um político que jogava golfe morreu e foi para o Céu. Ao chegar lá, São Pedro o recebeu e lembrou que por pouco o novo integrante da população celestial não foi parar no Inferno devido a sua trajetória sempre próxima aos limites.
Após lhe mostrar nuvens com anjos e vários corais de querubins entoando cânticos gregorianos e perceber a falta de entusiasmo do político pelo cenário, São Pedro ofereceu-se para arranjar uma visita do político ao Inferno para ver o local onde inicialmente quase foi destinado.
Quando bateu no grande portão, o próprio Diabo recebeu o político. O dono do Inferno estava vestido com elegantes roupas de golfista e o convidou a jogar. O campo de golfe das Trevas era espetacular e os greens tão rápidos quanto os de Augusta, porém diferentes pela cor vermelha além da grama artificial. Foi fácil arrumar mais dois jogadores para a partida, pois o parlamentar conhecia grande parte dos mais conhecidos habitantes do Inferno.
O jogo transcorreu tranquilamente, não fossem três tentativas de anotações incorretas e uma bola que apareceu subitamente no meio da raia quando vários jogadores a viram sumir fora dos limites do campo. Nem o Diabo nem seus companheiros de jogo valorizaram esses acidentes de percurso. O político embocou alguns putts difíceis e acabou fazendo um jogo sensacional, como nunca antes na sua vida terrena. Apenas errou um putt crucial a dez centímetros do buraco quando a bola parou abruptamente na borda após o Diabo cruzar os dedos por detrás do jogador. Com esse putt o político teria vencido a partida. O Diabo triunfou com um hole-in-one no ultimo buraco.
Ao término do jogo, entre bebidas e piadas, o Diabo recolheu as apostas feitas em dinheiro e almas. O Diabo convidou o parlamentar para jogar no dia seguinte e todos os restantes dias da Eternidade.
Sem truques, prometeu o Diabo ao despedi-lo.
Quando voltou ao Céu, o político contou para São Pedro seu dia no Inferno. Explicou que preferia ir morar no Inferno, porque a maioria dos seus amigos e contatos de negócios estava lá, além do golfe que o Diabo contou ter inventado num dia de mau humor.
No dia seguinte, ao bater novamente no grande portão vermelho o político foi recebido pelo o dono do Inferno com as suas roupas tradicionais. O Diabo tinha um grande tridente na mão que espetou no político antes de levá-lo perante uma grande panela com água fervente.
O que isso, companheiro Diabo?… O senhor foi tão amável ontem. Inclusive ontem o senhor me prometeu que íamos jogar golfe pelo resto da eternidade, sem truques…, lembrou o político.
Ora promessas… Ontem estávamos em campanha…, respondeu o Diabo antes de jogá-lo no caldeirão.

* Guillermo Piernes é consultor corporativo e palestrante de golfe. Escritor e jornalista, assina a as colunas de golfe da Gazeta Mercantil e revista Forbes. Autor de Comunicação na América Latina (Ed. UnB) e Tacadas de Vida (Ed. JB).
piernes@yahoo.com

Pódio
 
Clube de Campo: O Clube de Campo recebe nesta sexta-feira os participantes do III Torneio de Golfe APAE Bradesco Private. Na anterior semana o campo foi cenário de outro bem organizado torneio, o Golf Masters League Tim Nokia. No final de novembro deverá sediar o Unibanco Aig Match Play Championship, um dos eventos profissionais mais esperados do ano.  
 
Imprensa: O site dos jornalistas golfistas entra no ar para apoiar o trabalho de agencias de publicidade e empresas interessadas em ingressar no golfe, www.imprensagolfeclube.com.br. Um coquetel na Villa do Golf marca a ocasião.
 
Espanha: Gonzalo Berlin, o golfista que saiu do Clube de Golfe de Brasília para ingressar no golfe espanho foi segundo no Campeonato Individual Masculino Amador de Espanha e o melhor representante de esse país no campeonato europeu amador, ocupando a 13 posição. Primeiro foi o irlandês Rory McIlroy.
 
 
 

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site