Confederação Brasileira de Golfe

Paciência para escolher os tacos – Coluna Guilhermo Piernes

11 de janeiro de 2007

A impaciência se paga caro no campo do golfe e também leva aos iniciantes no esporte a adquirir tacos inapropriados após umas poucas aulas, quando a escolha deve ser o resultado de um processo meticuloso que marcará o maior o menor sucesso nos gramados.

Um dos erros mais comuns dos iniciantes em golfe e comprar tacos após um par de classes, quando ainda não foi definida a característica do futuro jogador, a velocidade do swing, entre outros fatores que definem o desempenho.

Nos Estados Unidos, reputados professores estimam que 70% dos jogadores utilizam tacos inapropriados ou pelo menos eficientes para o tipo de jogador. No Brasil certamente essa percentagem é ainda maior. Ouvir, ler e discutir deve integrar a cartilha de todo comprador de tacos de golfe. Várias opiniões devem ser ouvidas. Orientações de um bom profissional ou de jogadores experientes deveriam ser básicas.

A vara muito longa ou curta provoca a alteração do swing afetando o contato do taco com a bola. A rigidez ou flexibilidade da vara depende do tipo de swing. Uma vara muito rígida fará que a bola tome efeito se batida por um jogador de swing lento porque o impacto da cabeça do taco com a bola não será perfeitamente perpendicular.

Cada um dos 14 tacos tem um grau de inclinação ou loft. Alguns fabricantes intencionalmente aumentam o loft especialmente nos ferros longos, para facilitar que a bola levante vôo com maior facilidade às vezes perdendo distancia. Para manter a eficiência são muitos os jogadores que verificam o loft nas maquinas especializadas existentes em alguns centros de golfe.

Entre as grandes marcas de tacos como Adams, Callaway, Cleveland, Cobra, Hippo, MacGregor, Mizuno, Nike, Ping, TaylorMade, Tour Edge, Wilson existem numerosas combinações de formato de cabeça de tacos, varas e grips. A combinação certa é decisiva para atravessar a sutil linha entre um resultado medíocre e uma grande performance Entre as grandes marcas de tacos como Adams, Callaway, Cleveland, Cobra, Hippo, MacGregor, Mizuno, Nike, Ping, TaylorMade, Tour Edge, Wilson existem numerosas combinações de formato de cabeça de tacos, varas e grips. A escolha das variáveis é decisiva.

Lojas de clubes ou driving ranges ou estabelecimentos especializados paulistanos como São Bento ou Villa do Golf oferecem várias opções, assim como a loja virtual de www.golfeamador.com.br onde também se apresentam úteis dicas. Pelo  email golfe.corp@globo.com profissionais respondem a dúvidas sobre equipamentos, sem custo.

O fitting ou a preparação dos tacos na medida do jogador ajuda a que seja realizada a dispersão correta da força na cabeça do taco. O profissional Jorge Montoto, na sua loja no Centro Paulista de Golfe, realiza o fitting ou a adaptação dos tacos a altura e forma do jogador realizar o movimento, afinando ou engrossando grips, cortando varas ou colocando pequenos pesos na cabeça dos tacos.

Os tacos sozinhos não fazem milagres. A mente do jogador é a peça mais importante do equipamento porem certamente o jogo será mais agradável com tacos mais compatíveis assim como o desafio de traduzir o imaginário em resultados. Entre as grandes marcas de tacos como Adams, Callaway, Cleveland, Cobra, Hippo, MacGregor, Mizuno, Nike, Ping, TaylorMade, Tour Edge, Wilson existem numerosas combinações de formato de cabeça de tacos, varas e grips. A escolha das variáveis é decisiva.

* Guillermo Piernes é consultor corporativo e palestrante de golfe. Escritor e jornalista, assina a coluna de golfe da Gazeta Mercantil e da Revista Forbes. Autor de Comunicação na América Latina (Ed. UnB) e Tacadas de Vida (Ed. JB). piernes@yahoo.com

Pódio

Votorantim: No campo do Green Village Golf Club, no litoral do Rio Grande do Sul, será disputado em 20 e 21 de janeiro, o Primeiro Aberto de Golfe Floresne/Votarantim Private Banking.

Andiamo: A taça Bobby Jones ficou para Alexandre Santos após a disputa do torneio no campo de Guarujá organizado pela APG. O evento beneficente teve o apoio da Sadia e do restaurante Andiamo.

Santos: O Clube Santos-São Vicente celebra com um torneio em 21 de janeiro os 475 anos da fundação da cidade de São Vicente. O tradicional clube do litoral paulista abriu 96 vagas para o evento que tem o apoio da Osan

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site