Confederação Brasileira de Golfe

PGA Tour anuncia circuito latino-americano de golfe com participação do Brasil

20 de outubro de 2011

Henrique Lavie, Jack Warfield, Rachid Orra, Paulo Pacheco e Enio Ribeiro antes de reunião sobre o PGA Tour Latinoamérica durante o Aberto do Brasil (foto: Zeca Resendes)

O PGA Tour, principal circuito mundial de golfe do mundo, anunciou na tarde desta quinta-feira a criação do PGA Tour Latinoamérica, circuito de golfe profissional latino-americano que contará com a participação do Brasil e que possibilitará acesso dos atletas do continente à elite do golfe mundial. A Confederação Brasileira de Golfe (CBG), que participou das reuniões para a criação do novo circuito, elogiou a iniciativa.

Tim Finchem, comissário do PGA Tour, fez o anúncio nesta quinta-feira numa conferência de imprensa para jornalistas do mundo inteiro. O PGA Tour Latinoamérica está previsto para ir de setembro a dezembro de 2012 e será composto por onze etapas, uma delas no Brasil. A premiação de cada um dos torneios deve ser de ao menos US$ 100 mil.

Outros países que receberão torneios do circuito são México, Colômbia, Porto Rico, Argentina, Chile e Peru. O calendário completo será divulgado futuramente. Para 2013, o plano é ter ao menos 14 torneios programados.

“Nós vemos isso como uma oportunidade de auxiliar no desenvolvimento futuro de jogadores de elite na região”, diz Finchem, lembrando que a América do Sul, mais precisamente o Rio de Janeiro, sediarão em 2016 o retorno do golfe aos Jogos Olímpicos após 112 anos de ausência. “O mercado latino-americano já produziu várias estrelas do PGA Tour. Uma de nossas metas é ajudar as estrelas da América Latina do futuro”, completou.

O PGA Tour Latinoamérica valerá vagas para o Nationwide Tour, o circuito que dá acesso ao PGA Tour. Atualmente, um jogador que queira ingressar no Nationwide Tour ou no PGA Tour tem de passar por seletivas nos EUA. A partir de 2012, poderá também disputar o PGA Tour Latinoamérica.

“Esse é um anúncio histórico para o golfe latino-americano. Os golfistas brasileiros poderão chegar à elite do golfe mundial jogando em seu próprio continente”, diz Rachid Orra, presidente da Confederação Brasileira de Golfe.

“Esse é mais um importante passo para o desenvolvimento do golfe de alto rendimento no continente e no Brasil. A iniciativa ajudará a formar jogadores brasileiros com maiores chances de disputar medalhas olímpicas”, diz Paulo Pacheco, vice-presidente de marketing da CBG.

Uma das reuniões que definiu os detalhes do novo circuito foi realizada há duas semanas durante o 58º Aberto do Brasil, ocorrido no São Fernando Golf Club, em Cotia (SP). Jack Warfield, vice-presidente do PGA Tour que dirigirá o novo circuito, representou a entidade numa reunião com Orra e Pacheco, representando a CBG, com Henrique Lavie, comissionário do Tour de Las Americas, circuito latino americano de golfe profissional que dará lugar ao PGA Latinoamérica, Claudio Rivas, diretor do TLA, e Enio Ribeiro, diretor da Brasil1, empresa de marketing esportivo parceira da CBG.

“Estou animado com a expansão do PGA Tour para a América Latina. Os atletas da região terão a oportunidade de disputar um calendário consistente, que os ajudar a prepara-los para níveis mais altos do golfe profissional e que servirá como um caminho para o Nationwide Tour e PGA Tour”, disse Warfield.
 

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site