Confederação Brasileira de Golfe

Professores do Rio de Janeiro têm primeira experiência com projeto Golfe para Vida apresentado por HSBC

23 de novembro de 2013

Participaram hoje do primeiro dia de aulas teóricas do programa Golfe para a Vida – Formação de Talentos e Cidadania, 25 professores de 11 escolas públicas municipais do Rio de Janeiro. O projeto foi desenvolvido pela Confederação Brasileira de Golfe, com o apoio técnico-financeiro do R&A, entidade máxima do golfe mundial, e o patrocínio do HSBC através da Lei de Incentivo ao Esporte. 

Implementado no ano de 2012 pela Confederação Brasileira de Golfe, o treinamento de professores de Educação Física e Profissionais de Golfe tem como objetivo aumentar o número de crianças em idade escolar em contato com o esporte, além de detectar talentos para o desenvolvimento nos clubes de golfe locais.

Soraya Rosa, representante da Gerência de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro destacou que essa parceria com a CBG é parte de um projeto maior que tem colocado crianças em contato com vários esportes não tão tradicionais, como o tênis de mesa, rugby e badminton. “O golfe é um esporte que nós professores não tivemos a oportunidade de ter contato durante nossa formação, então é algo desconhecido para a maioria, mas pelo retorno que tive até agora estão todos muito animados para aprender mais e poder levar isso para os alunos”.

Em sua opinião, o principal benefício para os alunos será o aumento do foco em outras atividades desenvolvidas. “Pelo que eu pude perceber e pelo que os professores já nos passaram, acredito que o golfe exige uma concentração muito maior do que nos esportes coletivos, tudo depende de você e do ambiente onde você está, então os alunos terão que aprender a se concentrar e ter foco na atividade que estão executando. Certamente vão poder levar esse aprendizado para outras disciplinas”, completou.

Um dos professores que participou dessa primeira etapa, Bruno da Silva Coutinho, da Escola Municipal Capitão de Fragrata Didier Barbosa Vianna, destacou suas impressões sobre o material disponibilizado para os professores. “Participei de outros treinamentos, de outros esportes, e fiquei muito impressionado com o material que recebemos, com a apostila e o conteúdo do kit. Ficou claro a importância de estarmos presentes nos 3 dias de atividades. Será incrível proporcionar aos meus alunos o acesso a um esporte que normalmente eles nunca viriam a conhecer”.

Em relação aos benefícios do esporte, a professora Cintia Rodrigues, da Escola Municipal Engenheiro Gastão Rangel, destacou a multidisciplinaridade das atividades: “além do contato com esse esporte novo, certamente utilizaremos a oportunidade para reforçar noções de matemática, ao somar os pontos da partida, falar do meio ambiente onde se pratica o esporte, além de destacar os valores do golfe, como a liderança, transparência, honestidade e companheirismo”.

Neste final de semana será finalizada a parte teórica para os professores e também será realizada a imersão dos alunos das escolas selecionadas pela Secretaria de Educação, propiciando aos professores a oportunidade imediata de colocar em prática tudo que foi aprendido durante as aulas.

O programa de treinamento já foi executado com sucesso em três cidades brasileiras (Curitiba, Porto Alegre e Brasília), atingindo cerca de 100 professores e mais de 26 mil crianças.

 

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site