Confederação Brasileira de Golfe

Revista de Portugal fala sobre o golfe brasileiro

13 de junho de 2004

Leia abaixo a matéria especial que a Atlantis, revista de bordo da TAP Air Portugal, publicou sobre o golfe no Brasil.

Golfe no Brasil
Turismo taco a taco

Por Ricardo Fonseca

Aliar golfe e turismo é a grande atração para quem quer conhecer algumas das mais fascinantes paisagens brasileiras, sem abrir mão do desporto favorito.

Se Pedro Álvares Cabral regressasse hoje à costa brasileira, ainda encontraria as idílicas paisagens da época dos Descobrimentos, mas certamente estranharia a quantidade de campos de golfe que surgiram por toda a região. Afinal, 500 anos após a chegada das primeiras caravelas portuguesas, a Bahia transformou-se no principal destino turístico de golfe no Brasil.

Não é por acaso que três dos seus campos integram o circuito Conheça o Brasil Jogando Golfe, que a Confederação Brasileira de Golfe lançou em Janeiro deste ano, em parceria com a Embratur, o Instituto Brasileiro de Turismo.

Se você é daqueles que, na hora de viajar, arruma a bolsa de tacos antes das malas, não pode deixar de aproveitar a oportunidade de conhecer o Brasil praticando o seu desporto favorito. Nos oito torneios do programa Conheça o Brasil, os golfistas contam com uma série de vantagens, por exemplo, como economizar em green-fees (pode jogar-se três dias pela taxa de inscrição), ofertas especiais nos hotéis e uma programação VIP durante o torneio, com jantares, cocktails e visitas aos principais pontos turísticos da região.

COMANDATUBA – O Ocean Course do Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba inaugurou a programação em Março. O complexo construído em Uma, na região de Ilhéus, no sul da Bahia, inclui um hotel e resort com acomodações e serviços impecáveis; aeroporto próprio para aeronaves de grande porte; atrações, passeios e modalidades desportivas para todos os gostos, além de um dos melhores campos de golfe da América do Sul.

O percurso de 18 buracos (par 72 – 6928 jardas) desenhado pelo arquiteto Dan Blankenship, ex-braço direito de Pete Dye, permite que principiantes e profissionais possam aqui encontrar desafio e diversão. Tecnicamente perfeito, o campo impressiona pela beleza da paisagem natural circundante, delimitada pelo oceano e pelo mangueiral do rio Uma, que preserva a exuberância da fauna e flora nativas.

SAUÍPE – Não muito longe dali, 100 km a norte de Salvador, está outro campo que deve incluir no seu roteiro: o da Costa do Sauípe. Não existe complexo como esse no litoral do Nordeste brasileiro. Lá pode optar por se hospedar em cinco hotéis – Renaissance Resort, Super Clubs Breezes, Sofitel Conventions, Sofitel Suítes e Marriott Resort – ou numa das seis aconchegantes pousadas temáticas, construídas ao lado da Vila nova da Praia, o centro de comércio, gastronomia e diversão do complexo de Sauípe.

O Golf Links, o campo de Sauípe, também não fica a dever em qualidade e beleza. O arquiteto Brian Costello, responsável por algum dos melhores campos de resort do mundo, aproveitou as dunas de areia da região para construir um campo de 18 buracos (par 72 – 6933 jardas) de padrão internacional. É a oportunidade de jogar num campo links, servido de clima tropical.

TRANCOSO – O mais recente campo da Bahia dista poucos quilômetros de Porto Seguro, o lugar onde atracam as caravelas de Cabral, ao lado do Parque Nacional do Monte Pascoal. Tendo como base o Club Mediterranée, o Terravista Golf Course é mais uma obra-prima de Blankenship. O campo de 18 buracos (par 72 – 7200 jardas) foi construído sobre falésias. O cartão postal do campo é o buraco 14, um par 3 de 212 jardas do tee profissional, exige um tiro preciso para o gren construído 40 metros acima da praia. Dependendo da época do ano, pode apreciar-se o espetáculo de procriação das tartarugas marinhas, que enterram os seus ovos na areia branca da praia.

BÚZIOS – O circuito Conheça o Brasil oferece ainda a oportunidade de conhecer dois dos mais sofisticados pontos turísticos do Estado do Rio de Janeiro. O primeiro é Búzios, uma pequena vila de pescadores da região de Cabo Frio, no norte do Estado, que Brigitte Bardot revelou ao mundo em 1964, depois de aí passar longas férias. De então para cá, Búzios ganhou projeção internacional e hoje dispõe de 200 pousadas e hotéis para todos os gostos e orçamentos.

O campo do Búzios Golf Club & Resort, desenhado por Pete e Perry Dye, na Praia Rasa, é considerado por muitos como o percurso mais técnico do Brasil. Um campo de 18 buracos (par 72 – 6626 jardas) com tantas situações e opções táticas que o jogador se vê obrigado a usar os 14 tacos da bolsa.

ANGRA – Angra dos Reis, a Sul da cidade do Rio de Janeiro, abriga hoje o turismo mais sofisticado do estado. Os desportos náuticos são o forte de Angra, que dispõe de 365 ilhas, uma para cada dia do ano. É um dos melhores pontos do Brasil para mergulho e a pesca desportiva.

O campo de golfe da cidade pertence ao Hotel do Frade Golf Club & Resort, construído entre a Serra do Mar e a praia. O percurso de 18 buracos (par 72 – 6224 jardas) foi desenhado por Peter Allis e David Thomas no meio de uma reserva preservada de Mata Atlântica. O campo tem seis lagos, cruza três riachos de águas cristalinas e tem como atração as ruínas de uma Senzala, ao longo do buraco 8.

PARADISE – Outra paragem do circuito Conheça o Brasil, no hotel Blue Tree Park, Mogi das Cruzes, a uma hora de automóvel do centro da cidade de São Paulo. O campo do Paradise Golf & Lake Resort merece o nome que tem, com a sua sede suntuosa a imperar sobre um percurso de 18 buracos (par 72 – 7018 jardas), desenhado pelo arquiteto e proprietário Fumio Horii. Cinco grandes lagos fazem com que a água entre em jogo em quase todos os buracos.

ITAPEMA – No sul do Brasil, a paragem do circuito é no Plaza Itapema Resort & Spa, no litoral de Santa Catarina. O aconchegante campo de 9 buracos (par 66 – 4682 jardas) desenhado por Victor Schimidt e Fortunato Miguel garante diversão para todos e a oportunidade de conhecer as praias mais bonitas da região.

FOZ DO IGUAÇU – Cansado de praia? Então, que tal o Bourbon Golf Club e Resort, na Foz do Iguaçu, no estado do Paraná, na região da tríplice fronteira (divisão entre Brasil, Argentina e Paraguai). Aí pode jogar nos cassinos da Argentina, fazer compras no Paraguai e ainda desfrutar das magníficas Cataratas do Iguaçu. O campo de golfe de 18 buracos (par 72 – 6982 jardas), desenhado por Álvaro Novais, é entremeado por jardins, bosques e lagos.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site