Confederação Brasileira de Golfe

São Paulo Golf Club divulga Unibanco Slope System a seus sócios

20 de outubro de 2006
O Comitê de Handicap do São Paulo Golf Club enviou para seus sócios as seguintes informações, a qual a CBG está reproduzindo aqui por ser bem didático e interessante.
A seguir a íntegra da carta:
 
Prezados sócios,
 
A partir de primeiro de Outubro todos os golfistas receberão um Handicap Index ao invés do antigo handicap. A USGA (United States Golf Association) criou o USGA Handicap System visando permitir que golfistas compitam entre si, independente de sua habilidade permitindo assim partidas equilibradas e competitivas.
 
O sistema antigo
No sistema antigo, os handicap eram calculados levando em consideração apenas a distancias de cada campo, não importando a dificuldade deste campo. Assim sendo, não importava se esse campo tinha muitos obstáculos como bancas, lagos, aclives e declives, ventos, fora de campo dificultando o jogo, fairways estreitos, etc.. Logo, jogadores de campos mais difíceis acabavam por ter vantagem sobre jogadores de campos mais fáceis.
 

O sistema novo

No novo sistema, o Handicap Index é calculado levando em consideração a dificuldades de cada campo. Leva-se em conta as bancas, os lagos, se há aclive ou declive, vento, altitude etc. Também são considerados os obstáculos no campo que podem afetar cada golfista conforme a sua habilidade.
 
Algumas explicações sobre o USGA Handicap System:
 
Course Rating do campo: É o numero médio de tacadas que um Jogador Scratch (Handicap Index = zero) daria no campo.
 
Este numero será deduzido do seu resultado Gross para o calculo do diferencial jogado. Exemplo: Se num dado Campo o Course Rating for 70.2 e você jogar 85 Gross, você jogou 14.8 acima, para efeito de calculo de handicap.
 
O Slope Rating: É a marca criada pela USGA que indica a diferença entre a dificuldade que o campo apresenta para o Jogador Scratch e o Jogador Bogey (Handicap Index entre 17.5 e 22.4 para homens e 21.5 a 26.4 para mulheres). Ou seja, campos aonde os obstáculos influenciam mais os Jogadores Bogey do que os Jogadores Scratch terão um Slope Rating mais alto e vice versa.
 
A USGA utiliza um Slope Standard de 113 (padrão nos EUA) para indexar os resultados. Assim sendo se você jogar 85 Gross num campo com Course Rating de 70.2 e Slope de 125, seu diferencial ajustado será de (85- 70.2) X 113  =  13.4
                                                      125
Handicap do campo: Tabelas de conversão serão afixadas para sua conveniência no Tee do Um. Mas, para a sua informação a formula é: Seu Handicap Index  X Slope Rating do campo
                                                                                             113
 
O seu Handicap Index: A Federação Paulista de Golfe vai converter para o novo sistema os seus últimos 20 jogos usando o Course e Slope Rating medidos pela CBG para todos os campos filiados. Com base nos diferenciais ajustados, a FPG vai fazer a media de seus 10 melhores resultados e multiplicar por 96%.
 
Comitê de Handicap: Segundo o USGA Handicap System, todos os clubes deveram formar obrigatoriamente um Comitê de Handicap. Este será incumbido de certificar que os Handicap Index emitidos aos sócios são consistentes com os níveis de habilidade de cada um. Para tal, esse comitê tem o poder (conforme as regras formuladas pela USGA) de mudar os Handicap Index tanto para cima ou para baixo.
 
Logo, este comitê pode punir jogadores que não joguem dentro das regras e espírito do Golfe, podendo, para cartões não entregues, repetir o melhor score jogado dentre os últimos 20 cartões. Pode também alterar para cima um Handicap Index de quem passou por uma cirurgia, ou esta muito tempo sem jogar.
O que Fazer então?
 
1-      De posse do seu Handicap Index, você ira converte-lo no seu Handicap de Campo através de tabelas que estarão fixadas no Tee do Um. Esse Handicap de Campo, que pode variar de tee para tee, deve ser usado da mesma forma como você já vem usando o antigo handicap. Ele será o seu handicap para a partida.
 
2-     Entregar todos os seus cartões, pois só assim você poderá certificar aos seus parceiros que seu Handicap Index é justo.
 
3-     Exigir, educadamente, que seus parceiros também entreguem os cartões afim de que você possa também ter a certeza que eles estão com seus Handicap Index justos.
 
4-     Jogar dentro das regras e do espírito do jogo do Golfe. Ou seja, sempre tentar fazer o menor score possível respeitando sempre as regras da USGA.
 
Grato pela atenção e bom jogo!
 
Marcelo Fonseca
Comitê de Handicap

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site